O que significa educação emocional?

Compreender o que significa a educação emocional pode lhe ajudar a disseminar essa informação para um maior número de pessoas. Afinal, ela é valiosa e deve fazer parte da vida de qualquer um, uma vez que promove mais saúde mental e bem-estar de maneira geral.

Assim sendo, convidamos você para acompanhar este nosso conteúdo e assim saber mais sobre a educação emocional. Vamos lá?

O que significa educação emocional?

A educação emocional, como o próprio nome já nos dá a entender, é uma prática educativa que tem por objetivo garantir que o sujeito tenha um maior conhecimento sobre as suas próprias emoções.

Com isso, ela se envolve com os seguintes pontos:

  • Capacidade de conseguir escutar as próprias emoções e entender o que se sente, nos mais diversos contextos.
  • Saber reconhecer as emoções que os outros estão emitindo e usar essa informação para construir laços sociais mais saudáveis.
  • Entender quais são os principais gatilhos emocionais por trás das mais variadas situações, usando essa essa informação para lidar com as adversidades de maneira mais equilibrada.
  • Reconhecer os próprios limites emocionais, evitando exposição extrema à situações que podem colocar a saúde mental em risco.
  • Capacidade de nomear corretamente uma emoção, além de saber mensurar o quanto ela pode estar impactando a vida.
  • Saber manejar as emoções mais intensas, tornando a vida mais saudável e harmoniosa.
  • Aprender a não se deixar levar por uma emoção e, com isso, diminuir as atitudes impulsivas.
  • Desenvolver a empatia ao reconhecer as emoções que são emanadas pelo outro.
  • Entre muitas outras questões envolvidas com a educação emocional.

Viu só como a educação emocional está associada a muitas vertentes de nossas vidas? Por isso que ela é tão importante! Mas, se você ainda tem dúvidas sobre essa importância, então acompanhe o próximo tópico pois refletimos sobre isso.

Por que a educação emocional é importante?

Nós, seres humanos, estamos a todo momento lidando com uma emoção. Seja no trabalho, em casa, na escola, no cinema, no passeio ou durante os exercícios. Enquanto a nossa mente está ativa, alguma emoção está sendo vivida.

Às vezes, a emoção pode ser tão superficial, que nem nos damos conta de que ela está lá. Em outros momentos, sentimos uma certa indiferença com o  instante vivido, e nem percebemos que isso também é uma forma de expressar um sentimento/emoção.

Pois é… Tudo isso nos dá pistas do quão importante é o processo de educação emocional. Sem essa educação, qualquer emoção que vier um pouco mais forte poderá acabar com o nosso equilíbrio. E, pior do que isso, poderá nos impulsionar a tomadas de decisões erradas e atitudes que provoquem arrependimento em nós, mais tarde.

Por isso, não devemos negligenciar o que sentimos. Até porque essa negligência pode, também, se transformar em uma doença psicossomática, que é quando a emoção (não escutada) escorrega para o corpo.

Portanto, não deixe as suas emoções de lado. Comece a buscar a sua própria educação emocional e dê esse passo importante rumo à sua saúde mental mais equilibrada. Valorize o que você sente!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.