Quais são os sintomas da menopausa?

Os primeiros sintomas da menopausa costumam aparecer quando a mulher completa 51 anos de vida. Ondas de calor, por exemplo, são muito relatadas nessa faixa etária, embora outros sinais possam nos dar a entender de que a vida fértil chegou ao fim.

Assim sendo, para lhe ajudar a identificar os sintomas com mais facilidade, fizemos este guia com todas as informações que você precisa saber sobre o assunto. Acompanhe.

Quais são os sintomas da menopausa?

A nível de compreensão, vale destacar que a mulher nasce com cerca de 1 milhão de ovócitos em cada ovário e, ao atingir a maturação sexual e reprodutiva, mantém 200 mil ovócitos em seu corpo.

A cada ciclo menstrual, alguns destes ovócitos irão iniciar o seu processo de maturação, embora apenas um deles se transformará em óvulo mais tarde. Sendo assim, os ovócitos não maturados irão se degenerar e, com o passar do tempo, a quantidade de ovócitos é extremamente baixa e a mulher deixa então de ser fértil. Aqui começa a menopausa.

Nesta fase, é possível se deparar com diversos sintomas, como os que citamos abaixo:

1- Ondas de calor que podem durar alguns minutos

Como mencionamos, as ondas de calor costumam ser o primeiro sintoma que as mulheres na menopausa relatam. Trata-se de um aumento abrupto na temperatura, que tende a durar alguns minutos e aparece em forma de “onda”, ou seja, começa mais leve e vai ficando mais intensa, até passar a sensação em seguida.

Este tipo de onda de calor pode ser minimizada com a prática de exercícios físicos, uma alimentação saudável e hidratação.

2- Oscilações de humor

Assim como ocorre durante a TPM, um dos sintomas da menopausa é a oscilação do humor, onde a mulher pode ficar mais deprimida, estressada ou irritada. A atividade física também pode aliviar estes sinais, devido à liberação de endorfina durante a prática de exercícios.

3- Secura vaginal e baixa libido

A secura vaginal e a diminuição da libido também podem aparecer. As mulheres que sentem muitos impactos em sua vida sexual podem ter a reposição hormonal como suporte para lidar com a menopausa da melhor maneira possível.

Neste caso, o ideal é que você converse com o seu médico para saber mais sobre o tratamento.

4- Ganho de peso é um dos sintomas da menopausa

Quando uma mulher entra na menopausa ela pode sofrer alterações hormonais que impactam em diversos âmbitos de sua vida, e um deles é o seu peso. Assim, é possível perceber um ganho de peso acelerado e sem outra causa aparente.

Para lidar com este tipo de sintoma, é preciso manter uma vida ativa, com hábitos saudáveis e uma alimentação rica em fibras, a fim de aumentar a saciedade e diminuir a ingestão de alimentos calóricos.

5- Menstruação irregular

Durante a transição entre o período fértil e a menopausa, muitas mudanças acontecem no corpo da mulher e uma delas é o desenvolvimento de uma menstruação irregular.

Aos poucos, os fluxos diminuem até que a menstruação se torne escassa. A mulher pode perceber os primeiros sinais na quantidade de sangue observado em seu absorvente ou coletor, por exemplo.

 

Em todos os casos, você pode buscar ajuda médica para investir na reposição hormonal e dessa forma reduzir os sintomas da menopausa; para assim atravessar esse período de um forma mais equilibrada e menos desconfortável.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.