Universitários compõem equipes à frente da vacinação contra Covid-19

No Brasil inteiro, não somente os profissionais da saúde estão à frente da vacinação contra Covid-19. Milhares de estudantes que cursam faculdade de Enfermagem também compõe o quadro de agentes nesse processo de imunização.

Os universitários atuam sempre acompanhados de professores e supervisores, responsáveis por auxiliar as equipes das UBS (Unidade Básica de Saúde).

Eles realizam determinadas atividades direcionadas ao atendimento da população e, ao mesmo tempo, aprender na prática algo que terão que fazer assim que se formarem.

“Estamos desde o mês de janeiro atuando em todas as frentes, os alunos se voluntariaram para ajudar e, ao mesmo tempo, conhecer todo o processo na prática”, explica a professora Patrícia Stella Silva Sampaio da Unip em entrevista ao porta R7.

Função dos estudantes

Entre as principais funções dos estudantes de Enfermagem está o cadastramento das pessoas que receberão a vacina. Além disso, conferem se estes cidadãos se enquadram nas diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

“Em momento de pandemia, algumas pessoas vão até a UBS, mas estão fora da faixa etária, os alunos são orientados como dizer não e como justificar de forma acolhedora,” diz Patrícia.

Vale dizer também que os universitários recebem treinamento para mostrar a vacina e o lote para os pacientes. Assim como aprender a explicar o passo a passo de como ocorrerá a imunização. Afinal, deve-se garantir que a pessoa veja que tudo ocorre de maneira correta e transparente. Lembrando que existem diversos casos de problemas durante a vacinação, incluindo a aplicação de soro em vez do agente imunizante.

Além dos jovens universitários, alunos do curso de Enfermagem das Etecs (Escolas Técnicas do Estado de São Paulo) também participaram do processo de imunização de idosos no interior e litoral do estado.

E então, gostou de conhecer a matéria?

Não deixe de ler também – Enem: Estudantes que não atingiram nota mínima podem optar por financiamento privado

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.