Quais as consequências de um colaborador insatisfeito?

As consequências de um colaborador insatisfeito podem ser sutis e silenciosas em um primeiro momento. Mas, à medida que o tempo passa, esse tipo de insatisfação pode impactar na qualidade do trabalho e nos resultados de toda a equipe.

Neste artigo, portanto, vamos apresentar diversas considerações sobre esse assunto. Acompanhe e reflita conosco!

Quais as consequências de um colaborador insatisfeito?

São diversas as consequências de um colaborador insatisfeito. Primeiro, ele pode impactar apenas o seu próprio desempenho no trabalho. Mais tarde, pode inundar o dia a dia de outras pessoas com a sua insatisfação.

Por isso, é de suma importância que a empresa se atente a esses fatores para que, assim, possa viabilizar mais qualidade de vida no trabalho e motivação para todos.

A nível de reflexão, abaixo listamos as consequências de um colaborador insatisfeito com mais detalhes. Assim você poderá perceber quando um funcionário está insatisfeito e, a partir desse conhecimento, poderá tomar as medidas cabíveis.

Vamos lá!

1- Baixo rendimento

O rendimento de uma pessoa insatisfeita tende a ser mais baixo. Afinal, a falta de motivação tende a deixá-la mais dispersa e menos focada nas suas obrigações e atividades. Além disso, ela pode não entender o sentido da sua atuação, agindo, assim, apenas no piloto automático.

2- Reclamações que contaminam outros

As reclamações é uma das consequências de um colaborador insatisfeito que vemos “de longe”. Em um primeiro momento, podem parecer inofensivas.

Mas, imagine uma pessoa reclamando e apontando apenas coisas negativas, todos os dias, para você? É possível que você se “contamine” com esse discurso, ficando igualmente (ou de modo semelhante) insatisfeito com o trabalho.

3- Falta de foco e concentração

Lembra que comentamos, logo acima, que um funcionário insatisfeito pode perder o foco e ficar com a atenção mais dispersa? Pois é… Essa falta de concentração pode desencadear diversos problemas no dia a dia de trabalho.

Afinal, as tarefas podem acabar sendo executadas de qualquer jeito, resultando em impactos negativos no trabalho.

4- Prazos negligenciados e metas não atingidas

As metas já não são mais atingidas, assim como os prazos praticamente não significam nada. Essas são algumas das consequências de um colaborador insatisfeito que, podemos dizer, são mais graves.

Até porque se a sua empresa deixa de cumprir prazos e metas, ela pode ser mal-vista na sociedade. E até mesmo se você não conseguir mais atingir bons objetivos, a parte financeira poderá sofrer impactos nocivos. Tudo isso, no agregado, pode fadar uma corporação ao fracasso.

5- Faltas e atrasos nem sempre justificados

As faltas e os atrasos vão fazendo parte da rotina. No começo, é até possível que haja a apresentação de uma justificativa. Mais tarde, no entanto, o sujeito passa a simplesmente faltar ou se atrasar sem se preocupar em apresentar uma razão para tal comportamento.

Essas ações, claro, podem impactar o rendimento de toda a equipe, resultando em trabalhos atrasados e outros tipos de efeitos ruins para a corporação.

 

Agora que você já pôde ver quais são as consequências de um colaborador insatisfeito, fique atento aos sinais do problema e busque criar uma atmosfera mais positiva para o seu time.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.