Quais são os principais fatores para insatisfação no trabalho?

Entender os principais fatores para insatisfação no trabalho pode lhe ajudar a criar um ambiente mais positivo para os seus colaboradores. E assim, viabilizar mais qualidade de vida no trabalho e consequentemente uma equipe mais produtiva.

Por isso, convidamos você para seguir este conteúdo e saber mais sobre os fatores de insatisfação. Acompanhe a seguir.

Quais são os principais fatores para insatisfação no trabalho?

São diversos os fatores de insatisfação no trabalho. Por conta disso, neste texto nós buscamos elencar os principais, para que você possa avaliar o dia a dia da sua empresa com mais clareza.

Mas, lembre-se: pode ser que outros fatores estejam impactando o bem-estar dos seus colaboradores. Fique atento a isso, ok?

Dito isso, vamos aos fatores:

1- Falta de reconhecimento

Quando um colaborador veste a camisa da empresa e dá o seu melhor, dia após dia, ele espera receber um tipo de reconhecimento. Não no sentido de ser aplaudido, mas de ser percebido.

Se você simplesmente age da mesma forma com aquele que se esforça muito e com o outro que faz “de qualquer jeito”, esteja ciente de que o primeiro tenderá a diminuir o seu rendimento, por se sentir insatisfeito.

2- Falta de perspectiva com relação ao futuro

A sua empresa oferece algum tipo de plano de carreira para os colaboradores? Ou eles estão, simplesmente, “estacionados” nos cargos atuais? Pense sobre isso.

Se você não oferecer nenhum tipo de oportunidade, o colaborador pode se sentir desmotivado e insatisfeito.

3- Sobrecarga de trabalho

A sobrecarga no trabalho também é um verdadeiro veneno para o bem-estar do colaborador. Se ele fica atarefado de forma exagerada, é bem possível que se sinta esgotado e consequentemente insatisfeito.

4- Funções desalinhadas com o perfil do colaborador

Você conhece bem os seus colaboradores? Ou simplesmente delega funções de qualquer jeito? Analise isso.

Caso você não conheça o seu time, pode ser que você esteja delegando funções de uma forma errada.

5- Conflitos interpessoais

Os conflitos interpessoais, seja entre colegas ou entre liderado e líder, podem minar o bem-estar no trabalho. Consequentemente, esse é um dos principais fatores para insatisfação no trabalho.

6- Salário incompatível

Você crê que oferece um salário compatível com o trabalho do seu colaborador? Será que ele merecia receber mais? Reflita sobre isso.

O quesito financeiro tende a ser um fator determinante na satisfação com o trabalho. Se o indivíduo se sente injustiçado nesse sentido, pode ter uma piora no rendimento.

Além disso, os problemas financeiros e pessoais podem escorregar para o ambiente de trabalho: ele tem dívidas por não receber como deveria. O que torna o trabalho maçante e injusto.

7- Ambiente de trabalho ruim

O ambiente de trabalho está adequado às necessidades dos seus colaboradores? Há boa circulação de ar? Iluminação? Organização? Pense sobre isso.

Se houver ausência desses fatores, pode ser que a insatisfação no trabalho apareça. Portanto, atente-se a essas questões e aos principais fatores para insatisfação no trabalho.

Construa um local adequado para os seus colaboradores e dê a eles mais felicidade, bem-estar e qualidade de vida.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.