Como lidar com pessoas insatisfeitas no trabalho?

Para lidar com pessoas insatisfeitas no trabalho é preciso ter um olhar humano e atento. É necessário reconhecer que cada colaborador tem os seus próprios sonhos, medos e desejos.

Além disso, é preciso pensar em planos de ação que tragam mais qualidade de vida para cada colaborador.

Partindo desses fatores, fizemos este conteúdo com algumas dicas para você. Acompanhe e vamos juntos pensar em formas de lidar com pessoas insatisfeitas no trabalho!

Como lidar com pessoas insatisfeitas no trabalho?

Antes de qualquer coisa, saiba que não existe uma única maneira de lidar com pessoas insatisfeitas no trabalho. Afinal, estamos falando de lidar com pessoas e, obviamente, cada pessoa é diferente.

Por isso, o primeiro passo sempre será acompanhar o seu time de perto. Essa proximidade poderá lhe ajudar a compreender melhor o que se passa, viabilizando tomadas de decisões mais sábias.

Esclarecido isso, veja agora algumas ações que poderão ser pertinentes:

1- Entenda o motivo da insatisfação

O primeiro ponto que deve ser levado em conta é a análise do motivo da insatisfação. Por que o colaborador está insatisfeito? Você consegue compreender o motivo pelo qual ele não se sente mais motivado?

Esse conhecimento poderá lhe ajudar a tomar boas decisões. Por isso, observe o dia a dia do colaborador e, se necessário, questione-o.

2- Converse com o colaborador e tente viabilizar um dia a dia mais promissor

Por meio de uma conversa franca, escute ativamente o que o colaborador tem a dizer. Além disso, tente pensar em estratégias que possam amenizar os problemas que estão sendo detectados.

Por exemplo, se o colaborador está se sentindo sobrecarregado, experimente oferecer a ele a possibilidade de delegar algumas atividades. Ou então, se ele se sente sem perspectivas, pense com ele sobre como o futuro pode ser promissor dentro da empresa.

3- Mostre o valor do colaborador

Uma pessoa insatisfeita tende a se sentir dessa forma se perceber que não é tão valorizada no ambiente em que está. Portanto, comece a mostrar o valor do seu funcionário.

Se ele está dando sempre o seu melhor e se esforçando, por que não reconhecer isso de uma forma efetiva?

Demonstre o quanto ele é importante para a sua empresa e faça-o entender que a presença dele é primordial para que o trabalho caminhe bem. Assim ele tenderá a se sentir melhor no ambiente de trabalho e, consequentemente, poderá se sentir mais motivado.

4- Incentive o plano de carreira

Incentive o seu colaborador a fazer um bom plano de carreira. Assim ele poderá pensar no futuro de uma forma mais clara, viabilizando caminhos para chegar aos próprios objetivos.

Afinal, às vezes a insatisfação no trabalho associa-se com a falta de perspectivas, e um plano de carreira pode amenizar essa sensação de estagnação.

5- Remaneje as funções do colaborador

Considere remanejar as funções, obrigações e atividades do colaborador. Afinal, às vezes a insatisfação surge porque as atividades feitas diariamente não têm nada a ver com o perfil do funcionário.

Por isso, fique atento a esse fator e crie uma rotina de trabalho mais alinhada às expectativas e habilidades do colaborador em questão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.