Prova de vida; falta pode causar suspensão temporária e até cancelamento

Você sabia que não realizar a prova de vida pode causar a suspensão temporária do seu benefício do INSS? E mais, que o cancelamento do benefício também é possível?

Seja você pensionista ou aposentado pelo INSS é importante ficar de olho no calendário para evitar dores de cabeça com a suspensão.

Quem perder o prazo e ainda demorar muito para realizar a prova de vida pode também ter  o cancelamento do benefício. Por exemplo, quem teve o benefício bloqueado em junho, pode entrar na suspensão e, se nada for feito, será cancelado.

No ano passado a prova de vida chegou a ser suspensa por conta da pandemia da Covid-19, mas já existe um novo calendário com as datas para quem não realizou o procedimento no ano passado.

Importante dizer que o segurado não é obrigado a esperar o mês em que o prazo acaba, a comprovação pode ser feita antes.

O calendário divulgado anuncia datas tanto para este ano, quanto para o ano que vem. Confira abaixo:

Sou obrigado ou não fazer a prova de vida?

Todos os segurados devem seguir os prazos estabelecidos pelo INSS. Um projeto para suspender a prova de vida até chegou a passar pela Câmara e pelo Senado, mas foi vetado pelo presidente Jair Bolsonaro, que alegou que o benefício poderia ser pago indevidamente se a comprovação não fosse estabelecida novamente.

Onde fazer a prova de vida?

Saiba que além de estar disponível pelo celular para pessoas que tem cadastro da biometria no  TSE (via título de eleitor) e no Detran, também há outro meios:

  • No guichê de atendimento do banco que recebe o benefício;
  • Pelo caixa eletrônico;
  • Internet banking, a depender do banco.

Prova de vida em casa

Maiores de 80 anos ou pessoas acima de 60 anos com com dificuldade de locomoção, podem agendar a prova de vida para ser feita em casa tanto 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.

Calendário 2021

 

Mês originalMês em que deve ser feita
Até abril 20Jun/21
Maio e junho/20Jul/21
Julho e agosto/20Ago/21
Setembro e outubro/20Set/21
Novembro e dezembro/20Out/21
Janeiro e fevereiro/21Nov/21
Março e abril/ 21Dez/21

 

Calendário 2022

Mês originalMês em que deve ser feita
Maio e junho/21jan/22
Julho e agosto/21fev/22
Setembro e outubro/21mar/22
Novembro e dezembro/21abr/22
Janeiro e fevereiro/22mai/22
Março e abril/ 22jun/22
Maio e junho/22jul/22
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.