Prova de vida do INSS pelo celular: saiba como fazer

Você sabia que já é possível fazer a prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pelo celular? O processo é rápido e simples. Leia o artigo até o final e fique por dentro desta nova funcionalidade, além de conferir um passou a passo para realização da biometria facial –  a nova prova de vida digital.

A novidade  foi anunciada pelo  INSS e o Ministério da Economia nesta terça-feira (23). A realização da prova de vida, por meio da biometria facial, será possível por meio do aplicativo “meu gov.br”.

Ao todo 5,3 milhões de pessoas deixaram de fazer a prova de vida, devido a pandemia da Covid-19. A comprovação está suspensa desde março de 2020.  A última prorrogação estabeleceu o prazo para abril de 2021. Em maio deste ano o benefício já seria bloqueado.

O Secretário de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Paes de Andrade, espera que a medida garanta a rastreabilidade dos benefícios, o que será uma importante ferramenta no combate às fraudes.

Por outro lado, nem todos os serviços oferecidos pelo INSS estão digitalizados, mas a automatização atinge grande parte. Dos 96 serviços ofertados pelo órgão, 91 já funcionam de forma digitalizada.  O INSS estima atingir a digitalização de 100% em breve.

Como fazer a prova de vida do INSS pelo celular?

A prova de vida pelo celular pode ser feita em alguns minutos. Basta apenas baixar o aplicativo em um celular com câmera e seguir o passo a passo a baixo. Confira:

  1. Acesse o aplicativo Meu INSS;
  2. Com o acesso realizado (login e senha), a mensagem “Chegou a hora de fazer a sua prova de vida. Faça agora, pelo celular, sem precisar sair de casa” aparecerá na tela. Logo embaixo também constará outra mensagem: “Instale o Meu gov.br”;
  3. Clique e instale no seu celular o aplicativo “Meu gov.br”;
  4. Faça seu cadastro e login no app;
  5. Já logado,  clique em “Autorizações”. Libere todas as opções pendentes;
  6. A pergunta “Deseja aceitar a autorização?” deve aparecer na tela, clique em “Realizar Validação”;
  7. Após isso é hora de liberar a câmera do seu celular;
  8. Procure o ícone “Permitir” e conceda a liberação;
  9.  Informe seu número de identidade e clique em “Prosseguir”;
  10. Algumas dicas para realização da prova de vida devem aparecer. Leia-as;
  11. Posicione o círculo em torno do seu rosto. Permaneça com o celular nesta posição em cerca de 60 segundos;
  12. Se a validação facial for reconhecida, deve aparecer na tela a mensagem “Validação Facial realizada com sucesso”;
  13. Clique em OK e finalize o processo.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.