Busca por estágio para ajudar no orçamento familiar aumenta na pandemia

Em meio a pandemia da Covid-19, o CIEE/Rio registrou uma mudança de postura nos estudantes que estão atrás de uma oportunidade no mundo corporativo.

Os jovens estão batalhando mais por um estágio. Só que agora não buscam apenas ganhar experiência profissional. A preocupação maior é complementar a renda familiar. O valor médio da bolsa-auxílio é de mil reais por mês, e o tempo médio de contrato dos estágios chega a, no máximo, 24 meses, com chance de efetivação.

Pais desempregados na pandemia

A psicóloga e analista de RH do CIEE/Rio, Aline Rocha, detectou que na maioria das entrevistas dos processos seletivos os candidatos, já no discurso de apresentação, demonstram grande preocupação com o orçamento doméstico.

“O que eu percebo é que a questão financeira está pesando bastante e tem sido colocada logo no início da conversa com o recrutador. O estágio virou uma fonte de renda para três em cada três candidatos cadastrados no CIEE/Rio. Eles querem e precisam ajudar em casa. Muitos estão com os pais desempregados, outros moram sozinhos e precisam da bolsa-auxílio para se manter e até para pagar os estudos”, justifica a profissional.

“Os estudantes estão conscientes da importância do estágio para o desenvolvimento profissional, mas a questão financeira virou peça-chave, e o estágio se tornou a única fonte de renda para a grande maioria dos jovens nessa crise agravada pela pandemia”, afirma a analista.

Cresce oferta de vagas no Rio de Janeiro

Em 2020, houve uma retração no número de vagas para estágio de 36,7% em relação a 2019. A boa notícia é que o mercado cresceu 28,1% no primeiro bimestre de 2021, comparado com o quarto bimestre de 2020, e a perspectiva é de um crescimento gradual no número de vagas até o fim do ano.

— Pela nossa projeção, se mantivermos esse movimento ascendente, vai surgir, até o final de 2021, uma grande oferta de vagas de estágio no Estado do Rio, em praticamente todos os cursos e níveis de escolaridade — finaliza o superintendente do CIEE/ Rio, Paulo Pimenta.

Quer saber mais sobre as vagas do CIEE? Entre no portal oficial clicando aqui.

E então, o que achou da notícia? Envie para quem possa se interessar!

Não deixe de ler também – Instituto Via de Acesso divulga vagas de estágio pelo país

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.