Programa Celular Seguro: MILHARES de aparelhos foram bloqueados nos primeiros dias

O programa Celular Seguro, recentemente lançado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, obteve resultados expressivos em sua primeira semana de execução. Nesse curto período, foi possível bloquear 3.896 aparelhos móveis identificados como roubados, furtados, perdidos ou extraviados.

De acordo com informações fornecidas pelo ministério, até o início da tarde de terça-feira (26), a ferramenta recebeu um total de 1.658 alertas provenientes de usuários que foram vítimas de roubos. Outros 1.154 alertas foram motivados por furtos, enquanto 801 estavam relacionados a perdas e 283 eram por motivos diversos. Somente no último dia 20, foram registradas 1.113 medidas restritivas.

O estado de São Paulo lidera o ranking das unidades federativas com o maior número de alertas de bloqueio, totalizando 1.011 casos. Em seguida, estão o Rio de Janeiro (453), Pernambuco (286), Bahia (272) e Minas Gerais (259).

Programa Celular Seguro

Lançado no último dia 19, o programa Celular Seguro representa uma iniciativa do governo federal para combater o roubo e furto de aparelhos celulares, bem como proteger aplicativos digitais em todo o país. Através do site e do aplicativo, as vítimas agora têm a capacidade de relatar crimes relacionados a seus dispositivos e solicitar o bloqueio imediato de seus aparelhos, aplicativos bancários e novos acessos aos dispositivos.

De acordo com informações divulgadas pelo ministério, desde o lançamento, um total de 700.697 pessoas acessaram o aplicativo por meio da plataforma gov.br. No entanto, destas, somente 513.098 registraram os números das linhas telefônicas que desejavam bloquear remotamente.

O ministério destaca que é possível acessar o aplicativo informando apenas o CPF, permitindo a comunicação do crime sem a necessidade de registrar detalhes específicos do aparelho. O programa Celular Seguro se apresenta como uma ferramenta de fácil acesso para a população brasileira, visando combater crimes relacionados a dispositivos móveis.

Programa Celular Seguro: MILHARES de aparelhos foram bloqueados nos primeiros dias
Programa Celular Seguro: MILHARES de aparelhos foram bloqueados nos primeiros dias
Imagem: Reprodução

Autorizações e procedimentos para bloqueios

O Celular Seguro oferece uma funcionalidade única que permite a cada usuário indicar pessoas de confiança para realizar bloqueios em seu nome. Até o momento, mais de 467,8 mil pessoas de confiança foram cadastradas nesta capacidade, segundo informações disponibilizadas pelo ministério responsável pela plataforma.

No entanto, o processo de bloqueio não se limita apenas ao usuário cadastrado, pois o proprietário do aparelho também pode bloqueá-lo diretamente. Isso pode ser feito acessando o site oficial do Celular Seguro em celularseguro.mj.gov.br, utilizando um computador seguro.

Vale informar que não há restrição quanto ao número de registros, mas é fundamental que esses números estejam vinculados ao CPF para que o bloqueio seja efetivado. Além disso, não existe a opção de bloqueio temporário no Celular Seguro.

De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, situações em que o aparelho é recuperado, o usuário deve contatar diretamente sua operadora de telefonia e demais parceiros do Projeto Celular Seguro, incluindo bancos e aplicativos, para reativar seus acessos. Esse procedimento assegura que, mesmo após a recuperação do dispositivo, a segurança e o controle sobre o acesso aos dados permaneçam intactos.

O governo federal tem planos de ampliar a colaboração com operadoras de celular como parte da estratégia para reforçar a segurança digital dos cidadãos. A nova iniciativa visa não apenas o bloqueio de celulares por meio da plataforma Celular Seguro, mas também a extensão para o bloqueio de chips.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.