O que prejudica dormir tarde e acordar cedo?

Muita gente se preocupa ao pensar o que prejudica dormir tarde e acordar cedo. Afinal, não é pra menos! As noites mal dormidas podem provocar malefícios intensos para a nossa saúde, impactando, inclusiva, as nossas relações interpessoais.

Por isso que uma noite de sono qualificada é tão importante! E para que você possa entender ainda mais sobre isso, elencamos diversas questões que vem à tona diante de uma noite mal dormida. Acompanhe este conteúdo para saber mais.

O que prejudica dormir tarde e acordar cedo?

Quando pensamos no que prejudica dormir tarde e acordar cedo, muitas coisas vem à mente, não é mesmo? Faça esse exercício! Pense em quais malefícios você teve que lidar quando dormiu tarde e precisou acordar cedo. Certamente você terá algumas histórias para contar, especialmente se isso for um hábito…

Mas, além disso que você já viveu no passado, há outros tipos de problemas relacionados ao dormir tarde e acordar cedo. Quer conhecê-los? Veja abaixo!

1- Aumenta o risco de Alzheimer

Falando de forma simples e de acordo com o senso comum, podemos dizer que uma das coisas que prejudica dormir tarde e acordar cedo é que você aumenta o risco de Alzheimer. Os neurônios podem morrer se você não dormir adequadamente!

Além disso, as proteínas presentes nos quadros de pacientes com Alzheimer também aumentam no cérebro quando dormimos mal. Fique atento ao longo prazo. 😉

2- Aumenta o risco de acidentes

Quem fica sonolento por conta de uma noite mal dormida, tende a aumentar o risco de sofrer um acidente no trabalho, no trânsito, etc. Ou seja, o sono desregulado pode pôr a sua vida em risco.

3- O sono pode tornar você mais intolerante e irritado

Quem nunca se sentiu irritado ou foi tirado do sério com facilidade por estar se sentindo cansado e esgotado? Pois é! Esse tipo de intolerância e irritação pode causar efeitos negativos nas suas relações com as outras pessoas, aumentando, inclusive, as chances de brigas “bobas”.

4- O rompimento do ritmo circadiano acelera o envelhecimento

Nosso organismo possui um ritmo circadiano, responsável por regular diversas funções em nosso corpo e em nosso cérebro. Quando esse ritmo começa a ser quebrado com frequência, a partir de um sono sem hora para acontecer, o envelhecimento precoce pode começar a acontecer.

Assim, você nota mais cansaço, a pele mais flácida, e assim por diante. Tudo isso porque o seu corpo não tem uma rotina adequada a ele, que se “perde” nas suas funções, aos poucos.

5- Você pode ficar menos concentrado e ativo ao longo do dia

Assim como você pode se distrair e sofrer um acidente ao longo do dia, o sono também pode fazer com que você tenha dificuldades para se concentrar. E isso pode resultar em diversos equívocos no seu trabalho que, no agregado, podem ocasionar problemas com o seu chefe, demissões, erros grotescos, e assim por diante.

Por isso, valorize a sua noite de sono. Descanse adequadamente e evite dormir tarde e acordar cedo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.