Poupança: processo constante, flexível e objetivo

Faça da poupança o resultado de um processo constante, flexível e objetivo. Confira dicas para o seu planejamento financeiro!

É importante que você faça um planejamento financeiro que contemple suas necessidades e resulte em uma poupança de forma orgânica. Para isso, você deve ter clareza sobre qual é o seu cenário atual e qual é a mudança possível dentro de sua rotina. 

Poupança: processo constante, flexível e objetivo

Por meio de uma ferramenta de gestão financeira, como aplicativos ou o Trello, você pode separar seus custos entre fixos e variáveis, de modo que você defina suas metas em curto, médio e longo prazo.

Novos conceitos

No início do seu processo é importante que você conceitue a poupança como um hábito financeiro rotineiro, e não como a sua única opção de investimento. Além disso, não foque no valor monetário guardado, e sim na frequência de depósitos.

As suas metas iniciais podem ser referentes ao seu comportamento. Ou seja, você deve colocar como a sua meta atual a mudança de fluxos contraproducentes nas suas finanças.

Trocas simples

Porém, vale ressaltar que você pode realizar mudanças simples; o mais importante é que elas ocorram de maneira gradual. Exemplo, você pode trocar o seu cartão de crédito de um banco tradicional por uma opção oriunda de uma fintech.

Visto que as fintechs oferecem cartão de crédito isento tarifas. Por conseguinte, dentro do seu conceito flexível de poupança, você deve direcionar os valores economizados para essa finalidade.

Visualização tangível

Certamente, você irá economizar valores irrisórios. Entretanto, o mais importante é que você visualize o seu processo de maneira tangível, comemorando cada pequena mudança. Haja vista, o benefício desse processo para os seus planejamentos futuros.

Com o passar do tempo será possível (e viável) que você refaça o seu planejamento e coloque seu foco nos valores monetários; o mais importante é que você não abdique de controlar as suas finanças dentro da sua rotina. Assim sendo, poderá viabilizar uma poupança através de mudanças importantes e, algumas vezes, simbólicas na sua rotina.

Sucesso em longo prazo

Através de um planejamento financeiro é possível que você construa uma relação saudável com o seu dinheiro e obtenha sucesso em longo prazo, ainda que o seu processo funcione de maneira não linear.

Lembre-se de que ao abdicar de controlar suas finanças, você deixa de controlar algo que já está acontecendo na sua rotina. Por isso, é primordial que você controle os seus gastos e coloque o seu foco nas suas possíveis ações, ainda que pareçam pequenas atitudes, é importante que preze pela constância e pela objetividade. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.