Poupança planejada: adquira hábitos financeiros sustentáveis

Viabilizar uma poupança de forma planejada pode ser um desafio pessoal. Confira dicas para realizar o seu planejamento!

Viabilizar uma poupança de forma planejada pode ser um desafio pessoal. No entanto, é fundamental para que alcance seus objetivos em curto, médio e longo prazo.

Poupança planejada: adquira hábitos financeiros sustentáveis

 Geralmente uma pessoa que não faz nenhum tipo de planejamento financeiro não viabiliza uma poupança. No entanto, é muito importante que você faça uma reserva de emergência, ainda que você comece por valores baixos.

Sendo assim, veja algumas dicas para que você inicie o seu planejamento financeiro e eleve suas chances de alcançar seus objetivos pessoais.

Separe seus custos fixos de seus custos variáveis

 Separe seus custos fixos de seus custos variáveis. De forma geral, custos fixos são os valores referentes a manutenção da sua rotina. Sendo assim, são os valores referentes ao fornecimento de água, energia elétrica, telefone, internet, gastos com supermercado, plano de saúde etc.

De forma sucinta, os demais custos são os seus gastos variáveis. Uma vez que são valores que podem ser diminuídos ou até mesmo retirados de seus gastos mensais.

Possíveis ações 

Após realizar esse mapeamento, fica mais fácil para você verificar quais são as possíveis ações que devem ser tomadas dentro da sua rotina. Porém, não é algo que deve ser muito radical.

Por exemplo, você pode trocar produtos bancários tarifados por opções sem anuidade. Visto que as fintechs oferecem cartão de crédito e conta bancária sem nenhuma cobrança.

Ferramentas de gestão

Sendo assim, você pode direcionar os valores que seriam referentes a esses serviços para a sua poupança. Dessa forma, você irá criar uma reserva de emergência de uma maneira natural.

 Além disso, você pode fazer o uso de ferramentas de finanças, já que há vários aplicativos disponíveis no mercado, bem como é possível que você utilize ferramentas próprias para planejamentos,  como o Trello. Dessa forma, fica mais fácil para você verificar quais são as possíveis mudanças principalmente no início do seu planejamento. 

Separe e categorize suas metas

Separe e categorize suas metas. Essa separação é muito importante para que você saiba qual deve ser os próximos passos para que você alcance seus objetivos, por mais simples que sejam. Dessa forma, você irá organizar suas finanças e criar uma reserva de emergência através da poupança.

Poupar deve ser um hábito e não um sacrifício

Assim sendo, irá construir uma nova relação com o dinheiro. Certamente, ao focar em seus hábitos, a poupança passará a ser um desses hábitos saudáveis financeiramente e você terá um planejamento financeiro dentro da sua rotina. Por conseguinte, poupar será um hábito e não um sacrifício, o que torna esse processo sustentável em longo prazo. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.