Poupança: foco, metas e controle flexível 

É possível viabilizar uma poupança com foco e definição de metas por meio de um controle financeiro flexível. Confira algumas dicas!

A poupança pode ser um desafio pessoal, principalmente para quem não está positivamente colocado financeiramente. Entretanto, você pode direcionar uma poupança focando em hábitos saudáveis no que diz respeito às suas finanças pessoais.

Poupança: foco, metas e controle flexível 

Para isso, você deve ter clareza e objetividade. Sendo assim, faça uma separação de custos através de um mapeamento pessoal. Você pode utilizar ferramentas de gestão para essa finalidade ou planilhas de excel. De forma sucinta, são seus custos fixos os valores referentes ao seu estilo de vida e a manutenção da sua rotina. Por exemplo, o fornecimento de energia elétrica; água; internet; telefone; supermercado; dentre outras mensalidades fixas, como o plano de saúde e estudos.

Custos variáveis 

Além disso, você também deve ter clareza sobre os seus pontos variáveis, que são os custos que possuem uma data limite para a finalização, ainda que você tenha parcelas a pagar.

Faça um planejamento financeiro com foco em seus hábitos

Posteriormente, você pode verificar algumas pequenas mudanças que podem ser viáveis para as suas finanças. Pois, considerando que você está realizando um planejamento financeiro com foco em seus hábitos, modificar o seu modelo de consumo é de grande valia para a sua poupança.

Sendo assim, verifique possíveis trocas viáveis para as suas finanças. Por exemplo, troque um cartão de crédito tradicional por um cartão de crédito oriundo de uma fintech. Visto que as fintechs oferecem serviços bancários com isenção de tarifas, sem que você precise abdicar da qualidade. 

Direcione todos os valores economizados para a sua poupança

Por conseguinte, você pode direcionar o valor economizado para a sua poupança. Possivelmente, serão valores baixos. No entanto, você está focando em novos hábitos. Por isso, é muito importante que direcione todos os valores, pois você poderá ajustá-los posteriormente. Dessa forma, você estará criando um novo caminho mental para a sua relação com o seu dinheiro; o que pode tornar o seu fluxo financeiro positivo.

Tenha resiliência e adaptabilidade

No entanto, você deve ter resiliência e adaptabilidade para que você transforme a poupança em um hábito para a sua vida, e não em um sacrifício pontual. Haja vista que a autocobrança excessiva e a definição de metas inalcançáveis podem fazer com que você abandone todo o seu processo.

Redefina as suas metas periodicamente

Portanto, seja paciente, comemore pequenas mudanças e redefina as suas metas periodicamente. Certamente, você pode obter sucesso, ainda que o seu fluxo financeiro ocorra de maneira não linear.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.