Poupança: faça um planejamento com foco no seu comportamento de consumo

A poupança é um hábito que, por vezes, não é alimentado por várias razões inerentes a fatores internos e externos.

A poupança é um hábito que, por vezes, não é alimentado por várias razões inerentes a fatores internos e externos, como desemprego e crises financeiras.

Poupança: faça um planejamento com foco no seu comportamento de consumo

Entretanto, é possível que você obtenha um planejamento financeiro pessoal adaptado para essa necessidade e possa alimentar a poupança, direcionando valores baixos para essa finalidade.

Analise métodos específicos e adaptáveis 

Sendo assim, sugerimos que você conheça planos específicos, como a metodologia do pote, por exemplo. Entretanto, a gestão da sua situação financeira é prioridade para que a poupança seja possível. Por isso, é relevante que faça um planejamento com foco no seu comportamento de consumo.

Verifique quais são seus custos fixos e quais são seus custos variáveis

 Dessa forma sugerimos que você verifique quais são seus custos fixos e quais são seus custos variáveis, de forma saiba quais são os seus custos fixos e quais são os seus gastos referentes a sua rotina. Ou seja, o pagamento do aluguel, fornecimento de energia elétrica, água, internet, telefone, compras no supermercado, plano de saúde, dentre outros pontos, são gastos fixos.

Gastos variáveis e possíveis modificações

 Por conseguinte, os seus gastos variáveis são todos os demais. E estes são os pontos principais que devem ser avaliados dentro de um planejamento com foco em hábitos de consumo.

Fatores econômicos na sua rotina

Sendo assim, verifique o que você pode modificar e quais são os fatores que podem ser econômicos, ainda que sejam realizadas, no início do seu planejamento, apenas pequenas economias. Por exemplo, pode verificar a possibilidade de trocar produtos bancários tradicionais por opções disponíveis no mercado, oferecidas pelas fintechs. Visto que as fintechs oferecem serviços de qualidade com isenção total de tarifas.

Considere suas particularidades dentro do seu plano de finanças

Dessa forma, você deve direcionar o valor economizado para a sua poupança. Além disso, é possível que você verifique as possibilidades de outras trocas, considerando suas particularidades e seus hábitos de consumo.

Livre-se dos excessos e faça uma renda extra!

 No entanto, também é possível que você verifique seus excessos. Muitas pessoas têm muitos itens guardados (objetos, acessórios, roupas, sapatos, dentre outros), dos quais elas nem se lembram mais, e, portanto, nem foram usados.

Sendo assim, verifique quais itens você possui, caso se encaixe nesse padrão de consumo. São objetos que podem ser vendidos em sites específicos. Dessa maneira, você pode gerar uma renda extra e se livrar dos excessos, corroborando hábitos saudáveis em outros aspectos relacionados às finanças.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.