Poupança Direcionada Por Novos Hábitos

Poupança viabilizada através de novos paradigmas 

Para viabilizar uma poupança é importante que a pessoa tenha planejamento financeiro pessoal. Isso porque muitas pessoas não possuem uma poupança, alegando dificuldades em guardar dinheiro, uma vez que não sobra. 

Porém, para uma pessoa que não faz nenhum tipo de planejamento, dificilmente sobrará algum dinheiro, haja vista que são muitas as necessidades de rotina. Assim sendo, quando não há nenhum controle, elas não são sanadas, ao passo que o dinheiro ainda não sobra.

Por isso, é importante que você faça um planejamento financeiro pessoal e direcione valores para uma poupança.

Separe dívidas, custos fixos e custos variáveis 

Primeiramente, você deve separar as suas dívidas dos seus custos de vida. Sendo assim, faça um controle através de uma planilha ou aplicativo de finanças. Crie categorias para suas despesas para que tenha clareza sobre o que é o seu custo fixo e custo variável.

Uma vez que deve ter um mapeamento de sua situação real, já que muitas pessoas não possuem uma noção da sua situação financeira por ausência desse mapeamento. Posteriormente, você poderá alimentar o hábito da poupança, ainda que seu orçamento seja apertado e você não possa direcionar valores consideráveis.

O hábito da poupança 

 De início, é importante que você consiga alimentar esse hábito. Possivelmente quando a sua situação financeira melhorar, a tendência é que você eleve os valores  da poupança.

No entanto, só é possível que você direcione valores para a poupança quando você tem clareza sobre a sua situação real. Por isso, é importante fazer um planejamento e acompanhar esse controle diariamente.

Impulsos de compra

Muitas pessoas fazem pequenas compras por impulso e acabam sem entender o caminho do seu dinheiro. Se for esse o seu caso, alimente esse controle diário, inserindo todas as compras que você fizer. 

Dessa forma, poderá ter uma noção maior da sua situação. Bem como, essa noção poderá direcioná-lo para seus novos hábitos, já que irá aprender a questionar os seus hábitos de consumo para verificar a possibilidade de direcioná-los.

Direcione seu fluxo financeiro pessoal

Por isso, um mapeamento da situação financeira é necessário para que você alimente hábitos financeiros saudáveis. Hábitos esses que dizem respeito à sua maneira de se relacionar com o dinheiro. Sendo assim, a poupança será uma consequência de uma mudança de paradigma em relação ao seu fluxo financeiro pessoal.

Portanto, a maneira como você se relaciona com o dinheiro é fundamental na construção desse processo. Dessa forma, alimentar a poupança será algo natural e vantajoso em longo prazo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.