Poupança e o Planejamento Financeiro Pessoal

O planejamento financeiro e a poupança 

Para que possa viabilizar uma poupança é importante realizar um planejamento financeiro. O planejamento financeiro pessoal deve ser feito para que você possa alcançar seus objetivos em curto, médio e longo prazo.

Bem como, para que você possa atender as demandas imediatas. Sendo assim, é importante que uma pessoa faça um planejamento financeiro pessoal, independentemente de sua situação financeira.

Endividados e os controles das finanças pessoais

Uma vez que muitas pessoas endividadas não fazem um planejamento, no entanto, o planejamento pode ser um ponto de partida para que você direcione seus recursos financeiros para a melhoria de seus hábitos de consumo.

Separe os gastos fixos e os gastos variáveis

Primeiramente, é importante que separe os gastos fixos e os gastos variáveis. Uma vez que os gastos fixos são os gastos pertinentes a sua sobrevivência, como os seus custos de contas de consumo. 

Ou seja, o fornecimento de água, energia elétrica, internet, telefone, plano de saúde, aluguel, dentre outras contas mensais. Já os seus custos variáveis são aqueles que possibilitam que você possa modificá-los de alguma maneira, sem que isso implique na sua rotina.

Análise de dívidas e renegociações

Posteriormente, você deve verificar quais são as suas dívidas e analisar a possibilidade de renegociação.

O Feirão Serasa Limpa Nome está aberto para renegociações dentro do site. Basta realizar o cadastro e verificar as possibilidades, já que são muitas as empresas parceiras que oferecem acordo atrativos para a pessoa física.

Questione seus hábitos de consumo

 Além disso, pode ser importante rever seus hábitos de consumo. Sendo assim, é importante criar o hábito de questionar a necessidade de uma compra. Ainda, deve se questionar se esse produto deve ser adquirido neste momento.

Alimente o hábito da poupança 

Bem como, você deve alimentar o hábito da poupança. Uma vez que guardar dinheiro é um fator que está muito mais ligado ao hábito financeiro de uma pessoa do que exatamente ao valor.

Por isso, direcione um valor para a poupança, ainda que seja um valor baixo. Já que, posteriormente, poderá elevar esse fluxo financeiro.

Dessa forma, estará alimentando vários hábitos que podem trazer melhorias financeiras em longo prazo.

O controle das finanças deve fazer parte da sua rotina 

Além disso, é importante que você mantenha o controle de suas finanças para que não entre novamente em um fluxo negativo.

No entanto, esse controle na atualidade pode ser feito através de aplicativos de finanças pessoais, planilhas de Excel ou até mesmo agendas. Pois, o que importa é que você controle seu fluxo financeiro pessoal e direcione valores mensais para uma poupança. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.