Poupança: crie um ciclo de melhorias contínuas no seu fluxo financeiro pessoal

Crie um ciclo de melhorias contínuas no seu fluxo financeiro pessoal através da viabilização de uma poupança. Confira dicas adaptáveis!

Você pode viabilizar uma poupança por meio de um planejamento pessoal que corrobore os seus valores profissionais, entregando melhorias contínuas ao seu fluxo pessoal. Para isso, você deve separar seus gastos e direcionar o seu planejamento financeiro através de uma ferramenta de gestão, aplicativo ou agenda.

Poupança: crie um ciclo de melhorias contínuas no seu fluxo financeiro pessoal

A poupança como um hábito se refere ao fato de que você deve focar nos seus hábitos de consumo e nos valores monetários. Sendo assim, ao economizar na sua rotina você deve direcionar todos os valores para a sua poupança, independentemente se forem irrisórios. Certamente, você irá economizar valores baixos ao realizar pequenas trocas. Entretanto, esse direcionamento é primordial para a validação do seu processo.

Faça trocas econômicas 

Você pode trocar o seu cartão de crédito comum por um cartão com isenção de anuidade. Dessa forma, estará gerando economia sem abdicar do serviço bancário. Assim sendo, dentro do conceito da poupança você deve direcionar o valor para essa finalidade, ainda que seja um valor baixo.

Ao colocar os valores economizados na poupança, você irá gerar uma visualização tangível do seu processo. Dessa forma, você irá entender a viabilidade de poupar todos os valores economizados.

Visualize o seu resultado de forma tangível 

Visto que, dessa forma, você irá visualizar de modo resolutivo o seu processo e suas mudanças; o que pode ser um ponto de reforço para o seu planejamento em longo prazo. Posteriormente, você poderá modificar suas metas e definir valores fixos para a sua poupança. Entretanto, é primordial que você tenha paciência com o seu próprio processo. Pois, mudar hábitos requer resiliência e paciência.

Não desista de planejar suas finanças

Tenha em mente que você pode observar suas mudanças, ainda que o seu processo ocorra de modo não linear. Por isso,  não abandone o seu planejamento, caso você não sustente um novo hábito.

Certamente, esse processo é fundamental para que o planejamento financeiro flua de maneira orgânica futuramente. Além disso, ao abdicar de planejar suas finanças e de viabilizar uma poupança, você apenas abdica de controlar algo que já está acontecendo na sua rotina, independentemente de ser algo positivo ou negativo.

Adquira hábitos saudáveis e sustentáveis em longo prazo 

Por isso, coloque o foco no seu processo e não torne o seu planejamento financeiro um ponto de estresse e de autocobrança. Sendo assim, faça adaptações dos pontos citados e considere as suas particularidades para que você modifique hábitos de modo saudável e sustentável, gerando economia e fazendo do planejamento financeiro algo comum na sua rotina. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.