Poupança: contemple suas metas de forma flexível

É possível viabilizar uma poupança através de um planejamento financeiro que contemple suas necessidades de modo flexível. Veja dicas!

É possível viabilizar uma poupança através de um planejamento financeiro que contemple suas necessidades de modo flexível.

Poupança: contemple suas metas de forma flexível

O planejamento financeiro deve ser feito por todas as pessoas, entretanto, quando a situação financeira não se encontra positiva, muitos abdicam do planejamento e, por conseguinte, da poupança.

A poupança pode ser um conceito na sua rotina financeira, de modo que analise os seus hábitos de compra e consumo, realizando adaptações econômicas.

Faça trocas econômicas

É possível trocar o seu cartão de crédito atual por uma opção sem tarifas, por exemplo. Da mesma forma, é possível trocar uma conta bancária tradicional por uma conta digital. Visto que as fintechs são fontes de serviços bancários qualificados e, em sua maioria, com tarifas zeradas ou reduzidas para o cliente final.

Dentro do conceito da poupança flexível no seu planejamento financeiro, é importante direcionar os valores economizados para essa finalidade.

Modifique hábitos de consumo na sua rotina

Certamente, irá economizar valores baixos. No entanto, estará criando uma visualização tangível do seu processo; o que é primordial para que adquira hábitos saudáveis e sustentáveis em longo prazo.

Considere o seu estilo de vida e verifique outras trocas econômicas na sua rotina. Por exemplo, é possível trocar uma assinatura de TV a cabo tradicional por uma assinatura de streaming, gerando uma economia mensal.

Refaça o seu planejamento financeiro periodicamente

Certamente, com o passar do tempo, poderá direcionar valores fixos para a poupança e definir metas agressivas. No entanto, é muito importante que entenda a poupança como um conceito para que modifique o seu fluxo financeiro de modo orgânico.

Construa uma nova relação com suas finanças pessoais

Assim sendo, poderá construir uma relação sólida com suas finanças, podendo modificar seus investimentos para além da poupança. Visto que a ideia de planejamento flexível trata a poupança como uma maneira de se relacionar com o seu dinheiro.

Considere outras opções de investimentos

É possível conhecer o mercado de investimentos e optar por outras formas de aplicação em renda fixa, como o Tesouro Direto, por exemplo. 

É aconselhável que tenha paciência com o seu processo e refaça o seu planejamento periodicamente. Lembre-se de que é possível obter sucesso no seu fluxo financeiro pessoal, ainda que a sua mudança ocorra de forma não linear.

Sendo assim, visualize a sua transformação através da frequência de depósitos na poupança e não foque nos valores monetários guardados no início do seu processo. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.