Inep publica edital Celpe-Bras 2022; veja principais datas

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o edital com as regras e procedimentos do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) 2022. A partir de agora, o exame só terá uma edição por ano. 

De acordo com o edital, o período de inscrição para o Celpe-Bras 2022 será de 26 de julho a 6 de agosto. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente on-line, por meio do site do Celpe-Bras.

O pagamento da taxa de inscrição deverá ser feito até o dia 9 de agosto, impreterivelmente. O edital indica ainda que o valor da taxa de inscrição pode variar, sendo no máximo R$ 247,58 para os Postos Aplicadores no Brasil e no máximo US$ 115 para Postos Aplicadores no exterior.

Os estrangeiros interessados em solicitar o Atendimento Especializado ou por Nome Social poderão enviar os pedidos no momento da inscrição.

A aplicação das provas está marcada para os dias 18, 19 e 20 de outubro, conforme a seguinte distribuição:

  • Aplicação da Parte Escrita: 18 de outubro, pela manhã;
  • Aplicação da Parte Oral: 18 de outubro, pela tarde;
  • Aplicação da Parte Oral: 19 e 20 de outubro, pela manhã e tarde. 

O Inep ainda não informou a data de publicação do resultado final do exame. A data deve ser definida e divulgada posteriormente. 

Acesse o edital do Celpe-Bras 2022 na íntegra.

O que é o Celpe-Bras?

O Celpe-Bras é um exame brasileiro por meio do qual estrangeiros podem conseguir certificação de proficiência do português. Nesse sentido, o exame se fundamenta na ideia de proficiência como uso adequado do língua para desempenhar atividades no mundo.

Na prova, a qualidade do desempenho do participante é analisada de acordo com o seu nível, com base em aspectos textuais e discursivos. Conforme as diretrizes, os principais aspectos discursivos observados são: contexto, propósito e interlocutores envolvidos na interação.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também IFG publica resultado do Vestibular 2022/2 via Enem; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.