Poupança: adote novos hábitos de consumo e direcione suas finanças pessoais

Adote novos hábitos de consumo e direcione suas finanças pessoais através de uma poupança flexível. Confira dicas relevantes!

Você pode direcionar valores para uma poupança, considerando seus objetivos pessoais em longo prazo. Para isso, é importante que você faça uma espécie de mapeamento de suas finanças e considere seus hábitos de compra e consumo para que você faça da poupança um conceito.

Poupança: adote novos hábitos de consumo e direcione suas finanças pessoais

Primeiramente, você deve focar nos seus hábitos de compra e não nos valores monetários que serão guardados. Haja vista, a economia doméstica que será oriunda de suas mudanças comportamentais.

Faça trocas econômicas

Sendo assim, analise em sua rotina o que pode ser modificado para que você gere economia. Por exemplo, você pode trocar a sua conta bancária tradicional por uma conta digital, bem como você pode trocar o seu cartão de crédito tradicional por um cartão de crédito sem tarifas, considerando que as fintechs são fontes de produtos bancários qualificados com isenção de taxas para o cliente final.

Separe seus custos e defina metas pessoais

Além disso, é importante que você faça um mapeamento de seus custos, separando-os entre fixos e variáveis. Dessa forma, você obterá o melhor cenário para direcionar novos hábitos. Você pode utilizar ferramentas próprias para a gestão pessoal, como o Trello, ou ainda, é possível que você utilize aplicativos de finanças para controlar os seus gastos de rotina e definir suas metas.

Dentro do conceito da poupança como um hábito é importante que você guarde o valor que seria dessa tarifa. Provavelmente, você irá guardar pequenos valores de forma frequente.

Foque nos seus hábitos de consumo

Por isso, não é viável que você foque nos valores monetários no início do seu processo; já que você estará criando uma visualização tangível e importante para que você sustente hábitos financeiramente saudáveis em longo prazo.

Posteriormente, você poderá revisitar o seu planejamento, modificar suas metas e direcionar valores fixos para alcançar seus objetivos. Todavia, é muito importante que você seja flexível com o seu processo, já que você pode obter sucesso, ainda que o seu fluxo pessoal ocorra de forma não linear.

Diversifique suas opções de investimento de modo seguro e planejado

Dessa forma, você poderá não apenas viabilizar uma poupança, como também poderá estudar o mercado de investimentos e diversificar suas opções, considerando as demais opções de renda fixa disponíveis no mercado.

Entretanto, é muito importante que você foque nos seus hábitos para que você construa uma relação positiva com suas finanças pessoais em longo prazo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.