Poupança completa 20 meses seguidos de perdas para a inflação

Nos últimos 20 meses, a poupança vem completando um ciclo de perdas para a inflação. Portanto, quem tem dinheiro nesta modalidade de investimento, está perdendo poder de compra há quase 2 anos. Mas a principal dúvida é, onde colocar o seu dinheiro ?

Em abril deste ano, a rentabilidade da poupança marcou 0,56% em termos nominais. Por outro lado, a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi de 1,06%, maior valor encontrado em 26 anos. Com isso, a caderneta teve um retorno negativo de -0,50% no mês.

A última vez que a poupança teve ganhos reais no acumulado, foi no período de 12 meses iniciado em agosto de 2020 (0,45%). Ou seja, o dinheiro aplicado na poupança está diminuindo em vez de crescer em razão do rendimento abaixo da inflação.

Por outro lado, mesmo a poupança não sendo o único de investimento que esteja perdendo para a inflação, há outras opções de investimento em renda fixa que superam a rentabilidade da poupança e que estão dando retorno de até mais de 1% ao mês, dependendo do prazo da aplicação. Isso só é possível devido à alta da taxa básica de juros (Selic) que está ativa atualmente.

Quanto rende a poupança

Desde que a Selic ultrapassou o percentual de 8,5% ao ano, ao final de 2021, a rentabilidade da poupança voltou à regra antiga. Deste modo, a mesma deixou de pagar 70% da taxa básica de juros e passando assim a ter rendimento fixo de 6,17% ao ano + TR (ou 0,5% ao mês + TR). Valor este que já era pago para a chamada “poupança velha“, que equivale aos depósitos realizados até abril de 2012.

De acordo com os cálculos da Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração e Contabilidade (Anefac), ao se aplicar R$ 1 mil na poupança, esta rende atualmente R$ 74,40 em 12 meses, ou 7,44% ao ano. Este valor já inclui no cálculo a variação da TR e considerando a manutenção da Selic em 12,75%.

Por um outro lado, a inflação oficial do país atingiu 12,13% em ritmo anual em abril, completando 8 meses seguidos acima de dois dígitos, e o mercado financeiro tem projetado um IPCA ainda próximo de 9% para o ano de 2022.

Quais outras alternativas para contornar a inflação ?

Mesmo com a alta da Selic para 12,75% ao ano, a rentabilidade da poupança segue congelada em um nível abaixo da inflação projetada para o ano. Por outro lado, a rentabilidade de outros rendimentos de renda fixa aumentou, acompanhando a trajetória da taxa básica de juros.

De acordo com as simulações do buscador de investimentos Yubb, o retorno projetado para os principais investimentos de renda fixa supera de longe o da inflação, com retorno líquido, que consiste na rentabilidade descontando a inflação e o imposto de renda, de até 6% para o período de 12 meses.

Entre os investimentos de renda fixa que superam a inflação, os CDBs (Certificado de Depósito Bancário), LCI (Letras de Crédito Imobiliário), LCA (Letras de Crédito do Agronegócio) e o Tesouro Selic, são alternativas consideradas tão seguras quanto à poupança e mais rentáveis neste momento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.