5 dicas para ter lençóis cheirosos sempre

Confira como ter lençóis bem limpos e cheirosos sempre

Se considerarmos as 8 horas de sono diárias, ficamos na cama 1/3 de nossos dias. E nada melhor do que deitar e sentir aquele cheirinho gostoso e aconchegante dos lençóis cheirosos. Por isso, hoje, vamos dar 5 dicas para ter lençóis cheirosos sempre. Confira:

Como ter lençóis cheirosos -- Reprodução Canva
Como ter lençóis cheirosos — Reprodução Canva

1. Lave os lençóis de forma adequada 

Higienize os lençóis e as capas dos travesseiros sem misturar com outras roupas na máquina. Para tanto, coloque na máquina a quantidade de sabão recomendada pelo fabricante, uma tampa de amaciante, algumas gotas de álcool e também gotas de vinagre. 

Dessa forma, você irá neutralizar os odores já existentes de forma eficiente.

Os especialistas recomendam que você lave as roupas de cama pelo menos uma vez por semana.

2. Seque as roupas de cama no sol

As roupas de cama, quando secas no sol, incentivam que os aromas sejam exalados com facilidade. Além disso, o sol contribui para a eliminação de ácaros e bactérias que podem se desenvolver nos lençóis e fronhas.

3. Passe as roupas de cama logo que terminarem de secar

Para que você consiga dobrar os lençóis com maior facilidade, procure retirá-los ainda um pouquinho úmidos. 

Antes de passar as roupas de cama, aplique uma mistura chamada água de passar. Não esqueça de deixar secar antes de guardar, para evitar que a umidade crie o tão indesejado mofo. Ao estender os lençóis na cama, aplique o refrescante de lençol sugerido para que o efeito se prolongue por mais tempo. 

As águas de passar e os refrescantes de lençol não são a mesma coisa, mas se complementam.

Assim, a água de passar auxilia na hora de passar os lençóis, uma vez que, além de deixar o tecido macio, dificulta a propagação das bactérias.

Para fazer a água de passar, você vai precisar de:

  • 250 ml de água filtrada; 
  • 250 ml de álcool líquido ; 
  • 1 colher de sopa de amaciante.

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes em um borrifador. 

Na hora de passar os lençóis, borrife a mistura sobre eles antes de passar.

Cuide para que a receita esteja bem misturada, de maneira que o amaciante não manche o tecido.

Já o refrescante de lençol, deve ser usado após você colocar os lençóis na cama, pois traz frescor de lençol recém lavado para eles.

Para fazer o refrescante de lençol, você vai precisar de:

  • 700 ml de água desmineralizada;
  • 200 ml de álcool de cereais;
  • 100 ml de essência de sua preferência, mas a de lavanda ou camomila são as mais recomendadas.

Modo de preparo: 

Misture todos os ingredientes em um recipiente e coloque em um borrifador.

Não se preocupe se, na hora de misturar os ingredientes, houver um pequeno aquecimento, pois isso é normal.

Para usar o produto, estenda os lençóis na cama e, logo após, borrife a mistura sobre eles. Você pode usar esta mistura todos os dias e garantir que os seus lençóis fiquem cheirosos sempre.

4. Guarde as suas roupas de cama em um lugar específico

Ao guardar as suas roupas de cama em um local próprio para isso, você vai manter o cheiro da água de passar por todo este ambiente, além das peças estarem todas em um único lugar.

Você pode guardar as roupas de cama em prateleiras, que são ideais para empilhar os jogos de lençóis, junto com edredons e colchas. Esta atitude ajudará na escolha do jogo de lençol na próxima troca. Assim, mantenha as peças dobradas no mesmo tamanho e, ao guardar o último jogo de lençol, coloque embaixo da pilha. Dessa forma, você garante a rotatividade das peças.

Se a sua opção for gaveta, prefira agrupar os lençóis e coloque-os em forma de cascata. Assim, facilita a visualização e o acesso.

5. Proteja as peças de roupas de cama menos usadas 

Assim você vai manter todos os itens da cama longe da poeira e dos ácaros. Para isso, use embalagens que permitem a ventilação, como sacos de TNT, em peças que irão ficar por mais tempo no guarda-roupas, como colchas e edredons no período mais quente do ano.

Viu só como as dicas para ter lençóis bem limpos e cheirosos podem ser bem acessíveis? E o resultado é maravilhoso! Agora que você já sabe as dicas para manter os lençóis cheirosos por mais tempo, já pode aplicar a mesma regra para colchas e edredons

Tenha lençóis cheirosos e garanta uma boa noite de sono! Isso será fundamental para que você acorde bem disposto, descansado e com vontade de resolver tudo o que precisa durante o dia! Um lençol bem limpo e com a sensação de recém lavado é muito poderoso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.