Polícia investiga retenção de cartões do Auxílio por comerciantes

Polícia Federal investiga casos de comerciantes que cooptaram novos cartões do Auxílio Brasil em cidade da Amazônia

A Polícia Federal (PF) está investigando a retenção de cartões do Auxílio Brasil no Amazonas. Segundo as investigações, os novos dispositivos deveriam ter sido entregues para usuários do programa, mas acabaram indo parar nas mãos de comerciantes, que estavam usando o material em troca de empréstimos.

A PF anunciou que o nome da operação é Katecho, e foi realizada ainda na terça-feira (25). Os agentes cumpriram nove mandados de busca e apreensão. Quarenta policiais federais estavam cumprindo a operação, que aconteceu na cidade de Guajará, no estado do Amazonas.

Há alguns dias, agentes da polícia estavam recebendo denúncias de que os comerciantes estavam retendo os cartões para usar em troca não apenas de empréstimos, mas também de mercadorias. Os comerciantes estavam emprestando os cartões, e cobravam do cidadão juros de mais de 30% ao mês, para que o objeto permanecesse com o indivíduo.

E não parou por aí. Ainda com base nas denúncias, os comerciantes tinham o apoio de alguns policiais militares da região, que estariam ajudando no esquema. Os agentes de segurança pública estavam ameaçando moradores para que eles não tivessem coragem de denunciar o esquema para os órgãos competentes.

A farsa não deu certo por muito tempo. Os alvos da investigação na Polícia Federal estão sendo investigados agora por apropriação indébita, estelionato e extorsão. São crimes tipificados no Código Penal nos artigos 168, 171 e 158 respectivamente. Há ainda o chamado delito de usura, que faz parte da lei de crimes contra a economia popular. Até a publicação deste artigo, não há relatos de prisões.

Cartão precisa ficar com o dono

Oficialmente, o Ministério da Cidadania ainda não comentou esta operação. De todo modo, a pasta afirma reiteradamente que o cartão precisa sempre ficar com o titular do Cadúnico. O dispositivo é gerado em seu nome.

Assim, nem mesmo outra pessoa da família pode ficar em poder do cartão, seja ele o novo ou mesmo o do antigo Bolsa Família. Comerciantes também não podem reter os objetos, e muito menos cobrar um empréstimo para liberar o uso.

Quem pode receber

Dados do Ministério da Cidadania indicam que mais de 7 milhões de cartões do Auxílio Brasil já foram entregues ou ao menos estão em processo de entrega. Os dispositivos são enviados para os endereços que os usuários indicaram no cadastro do Cadúnico.

Inicialmente, a ideia do Governo Federal é dar os novos cartões apenas para os usuários que entraram no Auxílio Brasil este ano. Estamos falando de pouco mais de 7 milhões de pessoas. Quem fazia parte do antigo Bolsa Família, pode seguir usando o cartão do programa anterior.

Quem não tem nenhum dos dois cartões, independente da data de entrada no benefício, pode movimentar o dinheiro do Auxílio Brasil através do sistema do app do Caixa Tem. Pela aplicação é possível pagar contas, transferir saldos e até mesmo gerar um código para saque.

Como solicitar para o Auxílio Brasil

Não é necessário solicitar o novo cartão do Auxílio Brasil. O Ministério da Cidadania informa que as entregas são feitas de forma automática. Quem não recebeu o dispositivo, não precisa se preocupar. Isto não significa necessariamente que existe algo de errado com a sua conta. Pode ser simplesmente um problema de logística.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.