Planejamento financeiro: insira a flexibilidade no seu processo pessoal 

Insira a flexibilidade no seu processo pessoal dentro do seu planejamento financeiro. Confira dicas relevantes e adaptáveis!

Você pode direcionar um planejamento financeiro pessoal, ainda que a sua situação financeira não esteja positiva. Para isso, você precisa elaborar um mapeamento de sua situação para que você obtenha um ponto de partida que seja resolutivo em longo prazo.

Planejamento financeiro: insira a flexibilidade no seu processo pessoal 

É comum que as pessoas negligenciem o planejamento financeiro pessoal, e, por consequência, a poupança. Visto que muitos não estão em uma situação financeira favorável. Entretanto, você pode viabilizar um planejamento financeiro, colocando como um valor principal a flexibilidade no seu processo pessoal.

Coloque foco no seu hábito de consumo

Por isso, é relevante que você coloque foco no seu hábito de consumo, de modo que você possa modificar o seu comportamento de compra, ainda que seja uma ação realizada de maneira faseada.

Separe os seus custos fixos e variáveis

Dessa forma, sugerimos que você faça uma espécie de mapeamento sobre sua situação financeira atual, separando os seus custos fixos e variáveis. Assim sendo, você poderá verificar quais são as mudanças que você pode realizar para que gere economia doméstica.

Você pode realizar pequenas trocas financeiramente viáveis

Por exemplo, você pode realizar pequenas trocas financeiramente viáveis, como trocar um cartão de crédito comum por um cartão de crédito isento de tarifas; ao passo que também você deve avaliar a viabilidade de trocar a conta corrente tradicional por uma conta oriunda de uma fintech. Dessa forma, você estará gerando economia sem abdicar de serviços que são essenciais para você.

É importante que você conceitue a flexibilidade como um valor pessoal

Além disso, é importante que você conceitue a flexibilidade como um valor pessoal, de forma que você não coloque foco nos valores economizados, ao menos no início do seu processo. Por isso, é relevante que você conceitue a poupança como um hábito.

Obtenha uma relação saudável com o seu dinheiro

Dentro de um planejamento financeiro flexível, a poupança pode ser conceituada como um hábito, ou seja, você deve focar no hábito de guardar dinheiro, ainda que sejam valores irrisórios. Dessa forma, você poderá construir uma relação saudável com o seu dinheiro, o que será de grande valia para que alcance suas metas em  longo prazo.

Conceitue a poupança como o resultado de um processo 

Assim sendo, você poderá entender a poupança como o resultado de um processo e não como uma única opção de investimento. Visto que o mercado financeiro oferece muitas opções para novos investidores. Sendo assim, posteriormente, poderá elevar a sua rentabilidade através de outras opções.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.