Pix nas empresas: recebimento imediato e de baixo custo

O total de transações de pessoas físicas para empresas pelo Pix, bateu 152,7 milhões de operações em outubro passado. Confira mais detalhes!

De acordo com informações oficiais do Banco Central, nesse primeiro ano, 7,9 milhões de empresas do país já usaram o Pix; isso significa que mais da metade das empresas que possuem relacionamento bancário no país adotaram o novo meio de pagamento. Assim, beneficiando-se do recebimento imediato e do baixo custo. 

Pix nas empresas: recebimento imediato e de baixo custo

Sendo assim, o total de transações de pessoas físicas para empresas pelo Pix, bateu 152,7 milhões de operações em outubro passado, atingindo o montante de 15,6% das transações totais do Pix.

O comércio recebe pagamentos pelo Pix de forma frequente

Os setores que mais receberam Pix foram comércio (38%), atividades profissionais, científicas e técnicas (13%) e atividades administrativas e serviços complementares (11%). Sendo assim, o Pix na prática representa um avanço para o comércio e uma maior agilidade na prestação de diversos serviços.

Ferramenta premiada

De acordo com o Banco Central do Brasil, ao longo desse primeiro ano, o Pix foi agraciado com diversas premiações. Entre elas, o da academia Ibest (na categoria Governo), o 25º Concurso de Inovação no Setor Público, o Seleção Mobile Time 2021 e Fintech Regtech Global Awards 2021.

BC e a evolução da ferramenta

Entretanto, o BC ressalta que o Pix não para de evoluir. O meio de pagamento está em constante transformação para entregar aos brasileiros um produto cada vez mais amplo e que traga mais facilidade aos usuários.

Novas funcionalidades 

O Banco Central do Brasil ressalta que nesse primeiro ano de atuação do Pix; já foram lançadas novas funcionalidades como o pagamento de cobranças com vencimento, foram incorporadas melhorias nos aplicativos, como a gestão de limites e o agendamento tornou-se obrigatório.

O BC trabalha em novas funcionalidades como o débito automático

Além disso, o BC informa que nos próximos anos, o Pix Saque, o Pix Troco e a Iniciação de transação de pagamento, os quais já tiveram suas regras divulgadas, serão gradualmente adotados. Além disso, o BC trabalha em novas funcionalidades como o débito automático, novas formas de iniciação e o Pix internacional, por exemplo. Certamente, essa é uma ferramenta que facilita e desburocratiza os fluxos financeiros para todos os envolvidos. 

Certamente, esses números divulgados pelo Banco Central do Brasil demonstram o quanto a ferramenta criada pelo Banco Central foi aceita por todas as pessoas físicas e jurídicas. Amparando assim um dos principais objetivos do BC, a inclusão financeira do cidadão brasileiro. Portanto, a feramenta do BC representa uma desburocratização de processos financeiros de forma ampla e dinâmica.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.