O Pix no ritmo do comércio e do cliente

o Pix é bastante vantajoso para todos os clientes, bem como, um diferencial para o comércio. Confira pontos importantes sobre a ferramenta do BC!

Conforme informações oficiais do Banco Central, o Pix é bastante vantajoso para todos os clientes. Sendo assim, representa uma otimização para as empresas, por ser uma transferência eletrônica instantânea, em ambiente seguro. Por isso, o Pix se alinha ao ritmo do comércio e negócios de maneira abrangente.

O Pix no ritmo do comércio e do cliente

O BC informa que não há necessidade de esperar o próximo dia útil ou a próxima janela de horário para receber um pagamento. Além disso, os custos são menores e há facilidade na integração com os softwares de automação e na conciliação de pagamentos.Ou seja, é possível integrar o Pix aos sistemas de gestão, otimizando o fluxo de contas a pagar a receber, por exemplo.

Uma opção diferenciada 

Portanto, o Pix é um meio de pagamento assim como o demais: boleto, TED, DOC, transferências entre contas de uma mesma instituição e cartões de pagamento (débito, crédito e pré-pago). 

No entanto, a diferença é que o Pix permite que qualquer tipo de transferência e de pagamento seja realizada em qualquer momento do dia, incluindo fins de semana e feriados, o que não ocorre nas demais opções disponíveis no mercado financeiro. Por isso, é um diferencial para dentre as opções disponíveis no mercado financeiro.

Eliminação de intermediários

Conforme define o Banco Central, o Pix na prática tem o mesmo efeito do pagamento em espécie. Já que o dinheiro chega a sua mão na hora, mas em vez de ser na sua carteira, ele entra na sua conta, sendo mais prático do que as TEDs e os Docs.

De acordo com as informações oficiais do Banco Central, o Pix pode ser utilizado para:
  • Realização de transferências entre pessoas físicas;
  • Pagamento em estabelecimentos comerciais, incluindo lojas físicas e comércio eletrônico e pagamento de prestadores de serviços;
  • Para realização de pagamentos entre empresas, como pagamentos de fornecedores, por exemplo.

Além disso, o BC informa que o Pix também pode ser utilizado para recolhimento de receitas de Órgãos Públicos Federais como taxas (custas judiciais, emissão de passaporte etc.), aluguéis de imóveis públicos, serviços administrativos e educacionais, multas, entre outros (esses recolhimentos poderão ser feitos por meio do Pag Tesouro).

Comodidade e eficiência 

De acordo com a definição do próprio BC, no serviço de iniciação de transação de pagamento no Pix, o usuário autoriza o início de uma transação de pagamento em uma instituição diferente daquela onde possui conta. 

Sendo assim, trata-se de uma comodidade, uma vez que a instituição que prestar o serviço de iniciação facilita a realização de pagamento criando uma jornada única ao usuário. 

Conforme informa o BC, a iniciação de pagamentos via Pix está disponível a partir da 3ª fase do Open Banking, de acordo com o cronograma definido pela Instrução Normativa BCB nº 171.

Certamente o Pix é uma melhoria financeira que otimiza processos para empresas e para clientes. Por isso, é uma ferramenta inovadora que já se popularizou no Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.