PIX garantido: será o fim dos cartões de crédito físicos?

Que o PIX já superou as transferências por TED e DOC isso já não é mais uma novidade. Tanto é que com a recente greve dos funcionários do Banco Central, a funcionalidade do sistema de pagamentos instantâneos até chegou a ficar ameaçada, tamanho a necessidade de processamento de operações que ela realiza.

A partir disso, surgiu a nova funcionalidade PIX garantido. Este formato faz parte das últimas inovações do Banco Central do Brasil e já está em fase experimental. A nova ferramenta funciona de forma simples.

O usuário que deseja realizar o parcelamento de uma compra, poderá agendada para pagamento via PIX nas próximas datas. Ao contrário do que acontece no PIX agendado, aqui é necessário a presença de uma instituição habilitada que faça o processo de intermediação.

Detalhes sobre como fazer corretamente um PIX garantido

Caso o usuário deseje fazer um pagamento através da modalidade PIX garantido, é possível desde já realizar um agendamento diretamente pelo aplicativo do seu banco. O banco vai tratar de verificar se o usuário possui um limite de crédito para a efetuação da compra e após isso confirmar.

Quando chegar a data de pagamento, o banco que é a instituição intermediadora, vai realizar o débito do saldo em sua conta. Porventura, se o usuário não tiver saldo disponível em conta, irá correr em juros até que seja zerado o débito.

O PIX Garantido vai funcionar nos mesmos moldes de um crédito pessoal, que é oferecido pelas instituições financeiras e condicionado ao pagamento com juros em decorrência de estar com o saldo no vermelho. A grande vantagem para o usuário que opta pelo PIX Garantido é que a taxa de juros desse “empréstimo” é que as taxas provavelmente serão menores que as do cartão de crédito.

Concorrência com os cartões tende a diminuir

Por conta de ser livre de tarifas e taxas adicionais para o credor, o PIX Garantido chega para ser um dos maiores concorrentes das maquininhas de cartão de crédito. Além de simplificar as transações, o processo também fica muito menos custoso, uma vez que envolve apenas a presença das instituições financeiras.

A concessão de crédito via PIX vai acontecer por intermediação da instituição financeira que foi habilitada, onde caso o usuário não dispor de saldo suficiente, a parcela vai ser descontada na data. Assim, o uso do cartão físico assim como a bandeira, vai se tornar cada vez mais indispensável, por conta do PIX Garantido que será muito mais econômico.

Será um meio de pagamento de suma importância aos pequenos empreendedores, que terão a possibilidade de parcelar as compras do consumidor sem ter a cobrança dos custos da taxa do cartão.

Essa diminuição de custos será muito favorável para as empresas e que, ao mesmo tempo poderão oferecer preços mais baixos aos seus clientes, além de garantia do recebimento PIX parcelado. Dessa forma, tanto o pequeno como o médio empresário vão ter mais segurança na hora de receber os valores e ter maior capital de giro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.