Banco Central do Brasil: membro do NGFS

O Banco Central do Brasil (BCB) se tornou membro do Steering Committee da Network for Greening the Financial System (NGFS). Saiba mais!

Conforme informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), a Network for Greening the Financial System (NGFS) anunciou, nesta segunda-feira (17), a inclusão do Banco Central do Brasil em seu Comitê Diretor, o Steering Committee. 

Banco Central do Brasil (BCB): membro do Steering Committee da Network for Greening the Financial System (NGFS)

Dessa forma, nos próximos dois anos, o Banco Central do Brasil (BCB) passa a fazer parte do seleto grupo de bancos centrais que direcionam a pauta da rede. Além do Banco Central do Brasil (BCB), o Banca D’Italia também passa a fazer parte do comitê, composto por 15 bancos centrais (em um universo de mais de 100 membros atualmente), informa o Banco Central do Brasil (BCB) em seu site oficial. 

Sustentabilidade

O movimento significa um importante reconhecimento dos esforços do Banco Central do Brasil (BCB) na seara da sustentabilidade, ressalta a instituição em seu site oficial. Após menos de dois anos da adesão à NGFS – Rede de Bancos Centrais e Supervisores para um Sistema Financeiro Mais Verde, o Banco já participa de inúmeras iniciativas da rede, tendo coordenado a elaboração de relatório de progresso no âmbito da Supervisão. 

Agora, a autarquia poderá participar de forma mais próxima do esforço de reestruturação dos grupos de trabalho da NGFS, previsto para finalização ainda nesse primeiro semestre de 2022. Além disso, vale destacar que, atualmente, 19 dos 20 bancos centrais dos países do G-20 já são membros da NGFS, rede em franca expansão. 

Estrutura 

O Banco Central do Brasil (BCB) informa que, originalmente composta de três grupos de trabalho, a rede de bancos centrais caminha para uma estrutura com quatro grupos de trabalho – com destaques para os grupos de supervisão e de cenários, que terão a participação mais direta do Banco Central do Brasil (BCB) –, duas forças-tarefas e três grupos de especialistas. Além disso, há as instâncias de governança, como a Plenária (que traz todos os mais de 100 membros atuais) e o Comitê Diretor. 

O Banco Central do Brasil (BCB) passou a ser membro do NGFS em março de 2020, alguns meses antes do lançamento da dimensão Sustentabilidade da Agenda BC. Ademais, a instituição ressalta que a troca de experiências e a participação nos grupos de trabalho da NGFS trazem conhecimentos para que o Banco Central do Brasil (BCB) possa desenhar seus novos normativos e publicar novos relatórios na seara ESG (environmental, social and governance), dentre outras ações, portanto, é um fato relevante para a instituição, conforme informa o Banco Central do Brasil (BCB) em seu site oficial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.