PIS/Pasep tem R$ 208 milhões ‘esquecidos’; veja se você tem direito

Os valores  referentes ao abono salarial PIS/Pasep ano-base 2019 já foi disponibilizado. Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, cerca de 320 mil pessoas podem realizar o saque. No entanto, para ter acesso ao benefício atrasado será necessário solicitá-lo. 

Os valores  referentes ao abono salarial PIS/Pasep ano-base 2019 foi disponibilizado, no entanto, muitos ainda não sacaram. Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência um total de R$ 208 milhões foram disponibilizados, e cerca de 320 mil pessoas podem realizar o saque. No entanto, para ter acesso ao benefício atrasado será necessário solicitá-lo.

Quem pode receber o PIS/Pasep 2019?

Para ter acesso ao abono de 2019, o trabalhador deve cumprir os seguintes requisitos:

  • Estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos em 2019;
  • Ter recebido no máximo até dois salários mínimos em 2019;
  • Ter trabalhado com carteira assinada pelo menos por 30 dias ou 12 meses seguidos em 2019;
  • Estar com os dados atualizados pela empresa na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

Como solicitar o saque do PIS/Pasep 2019?

O trabalhador pode solicitar o PIS/Pasep atrasado em uma das agências do Ministério do Trabalho e Previdência. Além desse meio, existem outras opções, como:

  • Através da central Alô Trabalhador, pelo telefone 158;
  • Por meio de uma mensagem de e-mail, pelo endereço uf@economia.gov.br, substituindo as letras ‘uf’ pela sigla do estado em que reside;
  • Pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS); ou
  • Através do Portal Gov.br.

Como consultar?

Para consultar os valores que tem direito, o trabalhador pode consultar telefonar para o número 158, ou acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital. No entanto, ainda existem os canais de atendimentos das instituições financeiras:

Para o PIS (trabalhador de empresa privada):

  • No Aplicativo Caixa Trabalhador;
  • No site da caixa;
  • Pelo telefone de atendimento da Caixa: 0800 726 0207.

Para o Pasep (servidor público):

  • Pelos telefones da central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas);
  • 0800 729 0001 (demais cidades);
  • 0800 729 0088 (deficientes auditivos).

Documentação necessária para o saque do dinheiro esquecido do PIS/PASEP

Para os titulares:

  • CPF
  • NIS/PIS/PASEP
  • Data de Nascimento

Para os herdeiros ou dependentes:

  • Certidão ou declaração de dependente com direito a pensão junto ao INSS;
  • Atestado fornecido pela entidade (em caso de servidor público);
  • Alvará judicial determinando o sucessor ou representante legal;
  • Partilha ou escritura pública de inventário e partilha;
  • Procuração.
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