PIS/Pasep e FGTS: Saques ainda estão disponíveis para trabalhadores

Ainda é possível sacar valores do PIS/Pasep e FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Os trabalhadores que ainda não resgataram o abono salarial referente a 2019 ou 2020, bem como os recursos extraordinários do FGTS ainda podem realizar o procedimento.

Ainda é possível sacar valores do PIS/Pasep e FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Os trabalhadores que ainda não resgataram o abono salarial referente a 2019 ou 2020, bem como os recursos extraordinários do FGTS ainda podem realizar o procedimento.

PIS/Pasep esquecido

Como mencionado, os recursos do PIS/Pasep se refere ao abono salarial ano-base 2019 e 2020. Ambos os benefício podem ser sacados até 29 de dezembro. Caso contrário, será necessário aguardar uma nova liberação, ou seja, apenas ano que vem.

Veja quem recebe o benefício:

  • Trabalhador que atuou com a carteira assinada por pelos menos 30 dias no ano-base 2019 ou 2020;
  • Trabalhador inscrito no PIS/Pasep há, no mínimo, 5 anos;
  • Trabalhador que recebeu remuneração média mensal de até dois salários mínimo no ano-base 2019 ou 2020; e
  • Trabalhador que esteja com seus dados informados de forma correta pelo empregador a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou eSocial.

Para saber se você tem direito ao abono, basta fazer uma consulta pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível para download por aparelhos com sistema Android e iOS. Também é possível ligar para a Central Alô Trabalho, no número 158.

Os trabalhadores com direito ao abono de 2019 terá que solicitar os valores, uma vez que a liberação é antiga. Basta mandar um e-mail para trabalho.uf@economia.gov.br (trocando a sigla “uf” pela do estado em que você reside).

Se preferir, o titular também pode fazer a solicitação presencialmente, levando um documento com foto em uma das unidades regionais do Ministério do Trabalho.

FGTS esquecido

O Governo Federal liberou um saque extraordinário de até R$ 1 mil do FGTS para os trabalhadores que possuem saldo disponível em suas contas vinculadas ao Fundo de Garantia. O calendário de depósitos foi encerrado em junho.

Os valores foram creditados em uma conta poupança digital aberta em nome de cada trabalhador no Caixa Tem. Desta forma, para ter acesso aos recursos, basta baixar o aplicativo e fazer o login.

Na plataforma é possível pagar contas e boletos, realizar compras online com cartão de débito virtual, fazer recarga no celular e até mesmo realizar transferências via PIX. O saque estará disponível até o dia 15 de dezembro.

Aqueles que não receberam os valores de forma automática, terão que fazer solicitar o saque extraordinário através do aplicativo do FGTS.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.