Pessoas que não estão recebendo nenhum auxílio relatam dificuldades

Grupo de brasileiros que não está nem no Auxílio Brasil e nem no vale-gás relata dificuldades neste final de ano

O final do ano de 2021 está particularmente difícil para milhões de pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social e mesmo assim não estão recebendo nenhuma ajuda do Governo Federal. São brasileiros que não estão nem no Auxílio Brasil e nem no vale-gás nacional. Eles querem saber se poderão entrar em algum programa.

A grande verdade é que a situação está muito complicada para essas pessoas. É que pelas informações oficiais até aqui, nenhum dos programas atuais está facilitando a entrada desses brasileiros em projetos sociais. Todos que existem no momento estão atendendo apenas os cidadãos que já recebiam alguma coisa.

Imagine, por exemplo, a situação de uma pessoa que recebia o Auxílio Emergencial, mas que por algum motivo perdeu o benefício. Esse cidadão não teve a oportunidade de voltar a receber o projeto, por causa da exclusão também não conseguiu receber o novo programa, nem o vale-gás nacional.

O mesmo vale para quem perdeu o Bolsa Família. Essas pessoas não conseguiram voltar para o programa e por isso não conseguiram entrar no Auxílio Brasil. De acordo com o Ministério da Cidadania, esse novo projeto social está atendendo apenas os indivíduos que tinham perfil ativo no benefício anterior.

Há ainda os brasileiros que receberam o Auxílio Emergencial até outubro. De acordo com o próprio Governo Federal, cerca de 25 milhões de pessoas estão nessa situação. São cidadãos que não estão recebendo nenhum tipo de ajuda do poder executivo há cerca de dois meses, justamente no período de final de ano.

E quem perdeu o emprego?

Há uma situação particular nessa história. Imagine um exemplo de um cidadão que tinha um emprego no início da pandemia e por isso não se inscreveu no Auxílio Emergencial. Agora, suponha que ele perdeu o emprego em 2020, algo não muito incomum de acontecer.

Essa pessoa não teve a chance de passar a entrar no programa. Isso porque o Governo não abriu novas vagas para o projeto e de quebra, esse sujeito também não conseguiu entrar no Bolsa Família. Alguns estão na fila de espera desde 2019.

Tudo isso significa dizer que esse indivíduo está tendo que se virar desde o ano passado para conseguir uma renda. Isso porque, como se sabe, os projetos estão concentrados apenas em quem já ganhava alguma coisa.

Quais as chances do Auxílio Brasil?

De acordo com o Ministério da Cidadania, que é a pasta responsável por esses pagamentos, o Auxílio Brasil entrou em cena desde novembro e de acordo com a pasta, esses dois primeiros repasses foram apenas para as pessoas que estavam no Bolsa Família.

Quem não estava recebendo o programa anterior ainda não conseguiu entrar no novo projeto. O Governo Federal afirma que vai inserir mais 2 milhões de pessoas ainda este ano. Mas devem ser apenas os indivíduos que estão no Bolsa Família.

No vale-gás a situação não é diferente. De acordo com o Governo Federal, o dinheiro do programa vai apenas para quem está no Auxílio Brasil, ou seja, as pessoas que já recebiam o Bolsa Família. Isso, mais uma vez, retira as chances dos cidadãos que não estavam recebendo nada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.