Pensamentos obsessivos no trabalho: Por que aparecem? Como resolver?

Os pensamentos obsessivos no trabalho podem aparecer de maneira silenciosa, em diversos momentos, durante o dia, de uma forma que “suga” a sua energia e produtividade. Afinal, ao invés de focar nas atividades pendentes, você acaba criando ponderações sobre um mesmo assunto, que não levam a lugar algum e apenas fortalecem um ciclo tóxico.

Para se livrar desses pensamentos repetitivos, é preciso agir assim que eles aparecem em sua mente. A seguir, daremos mais detalhes.

Por que os pensamentos obsessivos no trabalho aparecem?

Os pensamentos obsessivos no trabalho podem aparecer quando você tem a sensação de que não agiu como deveria, em determinada situação, ou cometeu um erro que, em sua mente, parece “imperdoável”. Assim, você fica revivendo aquele acontecimento ou decisão errada, como se os pensamentos pudessem mudar o seu passado, embora não possam.

Logo, você vive um ciclo onde: se sente culpado – pensa na sua culpa – pondera sobre outros caminhos que poderia ter seguido – sente-se mais uma vez culpado por não seguir outros caminhos – pensa novamente na sua culpa – pensa como poderia ter sido […]. E assim sucessivamente.

Quais os sinais de pensamentos obsessivos no trabalho?

Saber identificar os pensamentos obsessivos no trabalho é o primeiro passo para lidar com o problema de uma forma efetiva. Veja quais são os sinais:

  • O mesmo pensamento surge em sua mente diversas vezes ao dia, independente do contexto em que você está.
  • Você não consegue estabelecer uma lógica para o pensamento e ele costuma ser “exagerado”.
  • Você tem dificuldades para substituir esse pensamento por outro assunto.
  • Induzem a atitude repetitiva de reavaliar ações do passado que não podem ser mudadas.
  • Não lhe conduzem a encontrar uma solução para o que ocorreu.
  • Tratam-se de um acontecimento que não pode ser revertido.
  • Provocam a autocrítica excessiva, fazendo com que você se sinta incapaz.
  • Fazem com que você desista de ir a algum lugar ou tomar determinada atitude (que deveria ser tomada).

Como lidar com pensamentos obsessivos no trabalho?

Como os pensamentos obsessivos no trabalho podem estar relacionados à condições de saúde mental do sujeito, sugerimos que você busque auxílio profissional, com um psicólogo, para falar sobre as repetições e sobre as sensações desgastantes por trás desses pensamentos. A psicoterapia poderá lhe ajudar a encontrar caminhos mais tranquilos, que quebrem o ciclo da obsessão.

Mas, além disso, outras medidas podem ser tomadas, como por exemplo:

  • Entenda quais são os gatilhos desses pensamentos: Ao compreender quais gatilhos levam você a pensar repetitivamente sobre algo, você já pode se preparar, com antecedência, para situações semelhantes.
  • Foque no “aqui e agora”: Especialmente se o pensamento tiver relação com o passado, tente trazer a sua atenção para o presente. Foque nas sensações do seu corpo, observe as cores no ambiente em que você está, sinta a peça de roupa tocando a sua pele, e assim por diante. Aos poucos, você consegue perceber o presente e a sua atenção volta-se ao que você está fazendo no agora.
  • Crie um plano de ação: Se os pensamentos têm relação com algo do futuro e que ainda precisa ser feito, crie um plano de ação detalhado, com passos curtos e confortáveis, que possam lhe ajudar a seguir, pouco a pouco, rumo ao seu “medo”.
  • Desabafe com alguém de confiança: Pôr em palavras verbalizadas também pode ajudar. Por isso, converse com alguém de confiança e deixe os seus pensamentos serem esvaziados pelas palavras ditas.

Lembre-se: a ajuda profissional é sempre bem-vinda. Cuide-se!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.