O que é autocrítica e por que ela é importante?

autocrítica relaciona-se com a capacidade que uma pessoa possui de realizar uma crítica interna sobre si mesmo e apenas para si. É uma forma de analisar as suas próprias atitudes e resultados, de maneira crítica e racional, a fim de sempre explorar novos conhecimentos e possibilidades de crescimento.

A autocrítica, em sua essência, deve ser vista como positiva. Afinal, é a partir dela que poderemos sinalizar mudanças de comportamento importantes em nossas vidas.

No entanto, quando essa crítica acaba sendo feita em excesso, pode ser que a pessoa que se auto critica sinta-se incapaz, inferior e com a autoestima afetada. É como se ela percebesse que tudo que faz não é suficiente, criticando-se de maneira extrema e que a impede de seguir em frente ou tomar atitudes importantes.

Para entender mais sobre o assunto, continue lendo nosso artigo.

O que é autocrítica?

Saber analisar as suas atitudes, ponderando sobre os resultados obtidos, é uma forma de autocrítica. Conseguir elencar seus pontos fortes e fracos, diante das mais diversas situações, também é autocrítica.

Esta crítica pode estar associada com uma atitude errônea, ou não. Ou seja, você pode sim usar um erro ao seu favor, refletindo sobre o mesmo e pensando em formas de corrigi-lo, como também pode pensar sobre como aprimorar as suas qualidades já estabelecidas.

Qual a sua importância?

A importância se dá a partir do momento em que usamos esse processo para nos autoconhecer, além de criarmos estratégias de melhorias em diversos âmbitos de nossas vidas: profissional, pessoal e social.

No entanto, é preciso usar este poder de criticar a si de maneira equilibrada e consciente. Até porque, em excesso, a autocrítica pode se transformar em uma autossabotagem. Isto é, quando você enxerga apenas defeitos em tudo que faz, impedindo-se de tomar decisões ou seguir em frente com alguns projetos.

Como praticá-la de maneira saudável?

Praticar a autocrítica é essencial para garantir um bom desenvolvimento em qualquer âmbito de sua vida. Entretanto, como mencionamos, isso precisa acontecer de maneira equilibrada para garantir bons resultados, e não uma autossabotagem.

Com isso em mente, listamos algumas dicas que poderão lhe auxiliar:

  • Avalie os pontos fracos e fortes de suas atitudes: A autocrítica deve acontecer sempre ponderando os pontos fracos (para fortalecê-los) e os fortes (para aprimorá-los). Isto é, nunca avalie apenas o que deu errado, mas sim, considere o que deu certo para pensar em estratégias para se desenvolver.
  • Saiba reconhecer seus defeitos e qualidades: Do mesmo modo, saiba elencar quais são os seus defeitos e qualidades, com o mesmo intuito que escrevemos acima: aprimorar o “mais qualificado” e desenvolver o “menos qualificado”.
  • Analise quais são os seus limites e estipule formas de superá-los: Reconhecer seus limites também é importante, pois com a autocrítica você poderá desenvolver estratégias de superá-los.
  • Reconheça seus erros e tende entender a raiz do problema: Reconhecer os erros é primordial. Não adianta criar desculpas! Assuma-os e entenda qual foi a raiz do problema, para aprender com isso.
  • Use os tropeços da vida como forma de desenvolver a maneira como você vai seguir: Não fique se culpando quando acontecer um erro. Mas sim, use a atitude “errada” para desenvolver os seus próximos passos. Isto é, visando não cometer o mesmo erro e usando o aprendizado para aprimorar suas atitudes.

Com a autocrítica sendo feita de maneira equilibrada, será muito mais fácil lidar com as situações do cotidiano. Desenvolva-se!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.