Países têm diferentes ações para o processo de normalização da política monetária 

Países têm diferentes ações para o processo de normalização da política monetária. Confira algumas medidas globais!

De acordo com informações do Banco Central do Brasil (BCB), alguns países avançados iniciaram o processo de normalização da política monetária, seja com redução no ritmo de compras de ativos, como nos Estados Unidos, Área do Euro, Nova Zelândia , Austrália e Canadá, seja com a elevação da taxa de juros, como no caso da Noruega e Nova Zelândia, ou com alteração em outros instrumentos de política monetária, como é o caso da Austrália.

Países têm diferentes ações para o processo de normalização da política monetária 

Entretanto, apesar da diversidade de cenários regionais e intra-regionais, as economias emergentes seguem, em geral, com menor espaço fiscal e vulneráveis, ressalta o Banco Central do Brasil (BCB) em seu último Relatório de Inflação. O Banco Central do Brasil (BCB) informa que valor referente ao PCE-deflator, indicador de inflação utilizado como métrica pelo Federal Reserve (Fed) para aferição do cumprimento da meta de inflação. 

Compra de ativos

Na sua reunião de novembro, o Federal Open Market Committee (Fomc) manteve a taxa dos Fed Funds no intervalo entre 0 e 0,25%, e anunciou o início do tapering da compra de ativos (Treasuries e MBSs), que deve ser finalizada até o fim da primeira metade do próximo ano. Embora tenha sido mantido o forward guidance sobre a taxa básica de juros (Fed Funds), de manutenção nos níveis atuais até que, num contexto de máximo emprego, a inflação se situe por algum tempo moderadamente acima de 2%, as expectativas de mercado são de que o ciclo de normalização de juros se inicie já em meados de 2022.

Elevação da taxa de juros

Assim sendo, na sua reunião de 9 de setembro, o BCE anunciou redução no ritmo de compras de ativos pelo PEPP (Pandemic Emergency Purchase Program). Já o Reserve Bank of New Zealand elevou a taxa de juros em 25 p.b. e, na reunião seguinte, em 24 de novembro, fez uma nova elevação de 25 p.b. para 0,75% a.a. 

Descontinuidade da meta de juros para os títulos do governo 

Assim sendo, na sua reunião de 2 de novembro, o Reserve Bank of Australia anunciou a descontinuidade da meta de juros de 0,1% para os títulos do governo com vencimento em abril de 2024. Ao passo que, na sua reunião de 27 de outubro, o Bank of Canada anunciou o término do programa de compra de ativos (QE). Por fim, na sua reunião de 22 de setembro, o Norges Bank elevou a taxa de juros de zero para 0,25% a.a.

Portanto, várias economias se comportam de formas diferentes para que haja a recuperação da economia após a crise causada pela pandemia. Porém, a instabilidade quanto ao final do cenário epidêmico, impacta diretamente nas estratégias globais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.