A Guerra na Síria: o conflito que ainda não terminou

A Guerra na Síria: tudo sobre o conflito

A chamada Guerra na Síria é um conflito que se iniciou no ano de 2011 e que persiste até os dias atuais, sem previsão de armistício.

O assunto é abordado tanto por questões de história como por questões de atualidades dos principais vestibulares do Brasil, além da prova do ENEM.

A Guerra na Síria: Introdução

A Guerra na Síria se iniciou no ano de 2011, durante a Primavera Árabe, e tem como principal característica o fato de ser uma guerra civil.

É válido destacar que o conflito ainda não terminou, persistindo até os dias de hoje.

A Guerra na Síria: Contexto Histórico

No início do ano de 2011, um grupo de sírios iniciou uma série de protestos pacíficos contra Bashar al-Assad, presidente da Síria, e a favor da democracia. As manifestações se iniciaram após esquemas de corrupção terem sido revelados em alguns sites.

Em pouco tempo, muitas pessoas aderiram aos movimentos e tomaram as ruas das cidades sírias para protestar, influenciados, principalmente, pelas revoltas que ocorriam em outros países árabes ao mesmo tempo.

Bashar al-Assad ordenou que o exército sufocasse as manifestações com o uso da violência. Com isso, os grupos da oposição começaram a se armar, com o objetivo de defender os civis e de combate as tropas do governo. Assim, rapidamente os conflitos tomaram conta das cidades sírias e uma guerra civil se instaurou em todo o país, dividindo a população em dois grupos: aqueles que apoiam o governo de al-Assad e aqueles que não apoiam.

Com o país dividido, os dois lados passaram a impor limites e bloqueios de alimentos aos civis, interrompendo o acesso à água e impedindo que qualquer tipo de ajuda humanitária alcançasse a região do conflito. O Estado Islâmico, por sua vez, aproveitou o clima de agitação do país para conquistar diversos territórios sírios, consolidando seu domínio na região.

A Guerra na Síria: As forças

Vamos ver, a seguir, quais são os principais grupos envolvidos na Guerra.

  • Forças Armadas Sírias: liderada pelo presidente Bashar al-Assad, as Forças Armadas Sírias lutam para manter o presidente no poder e contam com o apoio do Hezbollah Libanês, do Irã, do Iraque e da Rússia.
  • Exército Síria Livre: o grupo é formado por membros da oposição ao presidente e conta com o apoio da Turquia, Arábia Saudita e Catar.
  • Partido da União Democrática: o grupo é formado por curdos e reivindica a autonomia desse povo em parte do território sírio.
  • Estado Islâmico: o Estado Islâmico tem como objetivo declarar um califado na região, impondo suas regras e crenças.

É importante ressaltar que o Exército Síria Livre e o Partido da União Democrática recebem apoio também da Austrália, do Canadá, dos Estados Unidos e da União Europeia, mesmo que essas nações não realizem uma intervenção militar direta na região dos conflitos.

A Guerra na Síria: Dados

Até o presente momento, contamos com os seguintes dados referentes à Guerra na Síria:

  • 320 a 450 mil mortos
  • 1,5 milhão de feridos
  • 6,7 milhões de refugiados
  • 60,2% do território controlado pelas Forças Armadas Sírias
  • 70% da população sem acesso à água potável
  • 2 milhões de crianças sem a possibilidade de frequentar  escola
  • 80% da população vivendo na pobreza e sem acesso à alimentos
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.