MEC inicia pesquisa sobre o Enem nesta terça, 27. Veja como participar

Pesquisa sobre o Enem não é obrigatória, mas pode ajudar a melhorar o processo de aplicação das próximas provas

O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciam nesta terça-feira a aplicação da pesquisa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Trata-se de um questionário que avalia o processo de aplicação da prova no ano de 2023.

A pesquisa em questão pode ser respondida por qualquer pessoa que tenha realizado a prova no ano passado. A ideia é que os candidatos respondam o questionário até o próximo dia 8 de março, quando o prazo para o envio do documento será encerrado.

“O preenchimento da pesquisa é fundamental para o aperfeiçoamento do exame nas próximas edições. As perguntas vão desde a preparação para a prova até a logística de deslocamento ao local de aplicação. No levantamento, também serão mensurados os motivos que levam os estudantes a não participar do exame e as expectativas para o ensino superior”, diz o Ministério da Educação.

Sou obrigado a realizar a pesquisa sobre o Enem?

De acordo com informações do MEC, nenhum candidato é obrigado a responder o questionário de avaliação do Enem. Nesta terça-feira (27), eles deverão receber um e-mail do Inep com a indicação de um link para a realização da pesquisa.

Ao clicar no link, o estudante será direcionado para uma segunda página, onde deve conferir os dados da sua documentação. Logo depois, ele deverá responder à seguinte pergunta: “Você deseja participar da pesquisa ‘Participação dos Estudantes no Enem 2023?'”.

Caso ele responda que SIM, bastará seguir respondendo as perguntas sobre o processo. O Ministério frisa que ao finalizar a pesquisa, o candidato não poderá voltar a responder as questões.

“É importante destacar que, ao enviar as respostas, o participante não poderá acessar a ferramenta novamente. O link para participação é pessoal e intransferível”, destaca o Ministério.

A edição de 2023

O Exame Nacional do Ensino Médio de 2023 foi realizado oficialmente nos dias 5 e 12 de novembro. Ao todo, estima-se que pouco mais de 3,9 milhões de pessoas participaram desta edição da prova, segundo informações do Ministério da Educação.

Dados oficiais divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) revelaram que em 2023, cerca de 3,9 milhões de pessoas se inscreveram para a realização do Enem. O número é 13,1% maior do que o número de 2022. Em termos totais, estamos falando portanto de um crescimento de pouco mais de 500 mil candidatos.

O maior vestibular do país conseguiu reverter a tendência de queda nas inscrições que vinha se observando nos últimos anos. Mas é importante lembrar que mesmo que a queda tenha sido revertida em 2023, o fato é que o Enem segue longe dos seus melhores anos. Entre 2014 e 2016, por exemplo, o número de candidatos que se inscreviam para participar da prova costumava ultrapassar a marca dos 8 milhões.

MEC inicia pesquisa sobre o Enem nesta terça, 27. Veja como participar
Quase 4 milhões realizaram o Enem em 2024. Imagem: Wilson Dias/ Agência Brasil

Auxílio para a realização do Enem

Em coletiva recente com jornalistas, o ministro da Educação, Camilo Santana anunciou também que o governo deverá pagar uma espécie de saldo extra para os estudantes que pretendem realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O benefício em questão vai ser voltado aos estudantes que estão devidamente matriculados no 3º ano do ensino médio, ou seja, as pessoas que estão em outros anos, ou mesmo os cidadãos que não estão mais estudando regularmente no ensino médio não poderão receber o saldo extra.

“O programa, posso adiantar aqui, terá também o incentivo para quem fizer o Enem. Então isso vai ser uma forma de estimular o jovem regular do Ensino Médio, que vai receber esse auxílio financeiro nos três anos do Ensino Médio, mas no último ano, no terceiro ano, ele vai receber um percentual, um valor para fazer a prova do Enem”, disse o ministro, ao falar sobre a nova bolsa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.