A Primeira Guerra Mundial: um resumo para o ENEM

A Primeira Guerra Mundial no ENEM

A Primeira Guerra Mundial faz parte dos assuntos de História Geral que mais caem na prova do ENEM. A prova gosta de misturar esse assunto com outros de demais disciplinas, como sociologia e geografia.

Dessa maneira, é essencial que você revise esse conteúdo antes de fazer a prova do ENEM que se aproxima.

O artigo de hoje vai trazer um resumo das principais características desse evento que você precisa saber para se dar bem nas provas.

A Primeira Guerra Mundial: Resumo

A Primeira Guerra Mundial pode ser entendida como um conflito que ocasionou conseqüências das quais afetaram grande parte dos países do mundo, daí o seu nome. As razões que levaram à esse conflitos são várias, porém, antes vale ressaltar as conjunturas da Europa na época.

Na época, estava acontecendo a formação do Império Austro-Húngaro. Além disso, a Rússia pretendia o Pan-Eslavismo: união dos países eslavos sob o comando da Rússia (nacionalismo).

Motivos

  • POLÍTICA IMPERIALISTA: A França e a Inglaterra dominavam os mercados consumidores e fornecedores de matéria-prima da Europa.
  • CRESCIMENTO ECONÔMICO alemão e italiano, que ameaçava a hegemonia da França e Inglaterra.
  • REVANCHISMO FRANCÊS: A França perdeu os territórios da Alsácia-Lorena para a Alemanha durante a Guerra Franco-Prussiana (1870)
  • NEOCOLONIALISMO: França, Inglaterra Alemanha e Itália buscavam dominar os mercados da África e da Ásia.
  • CORRIDA ARMAMENTISTA e POLÍTICA DA PAZ ARMADA: Os principais países europeus investiram fortemente na indústria bélica na expectativa de uma guerra, e desenvolveram alianças entre si.

Estopim

Assassinato do arqueduque austríaco Franscisco Ferdinando em Sarajevo – Bósnia. O assassinato foi cometido pelo grupo sérvio Mão Negra.

Fases

  • 1ª FASE (1914): Guerra de Movimentos – (ano de vitórias alemãs) Os alemães avançaram na frente ocidental atacando os franceses pela retaguarda, o que causou o recuo francês. Os alemães também tomaram grande parte do território Russo. Isso ficou conhecido como Plano Schieflen.
  • 2ª FASE (1915/16): Guerra de Trincheiras – fase de equilíbrio, porém sangrenta. Deixa profundas marcas nos sobreviventes (neuroses).
  • 3ª FASE (1917-18): VIRADA DOS ALIADOS Revolução Russa (1917), esta sai da guerra e os EUA entram em seu lugar, sob o argumento de que seus navios tinham sido afundados pela Alemanha. Novos apoios: Tríplice Aliança: Turquia, Bulgária. Tríplice Entente: Itália, EUA, Grécia, Romênia, Portugal e Brasil.

Tratados de Paz

  • 1918: Decisão da Guerra, vitória dos países da Entente. O presidente americano Wilson apresentou uma proposta de paz, o Armistício de Compiegne – 14 Pontos de Wilson – Paz Sem Vencedores.
  • 1919: Os países que participaram da guerra reuniram-se em Versalhes para estabelecer um acordo de paz Tratado de Versalhes – A Alemanha foi considerada culpada pela guerra e teve de cumprir algumas determinações que visavam enfraquecer seu território: desmilitarização; devolução da Alsácia-Lorena para a França; pagamento de indenizações às potencias aliadas pelos danos causados e criação da liga das Nações para manter a paz mundial.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.