Vestibulares 2024: veja os tópicos de História que você deve estudar

Esses temas poderão ser cobrados pelos vestibulares em 2024

Todos nós sabemos que diferentes tópicos da disciplina de história são cobrados na maioria dos vestibulares brasileiros, tanto nas questões da primeira como da segunda fase. Porém, os estudantes podem ficar um pouco confusos, uma vez que diversos são os tópicos que podem ser cobrados.

Mas, fique tranquilo: existem alguns tópicos que são cobrados com maior frequência e, por isso, não podem ficar de fora do seu plano de estudos.

Para que você consiga se planejar da forma correta e garantir um bom desempenho nas suas provas, separamos um resumo com os tópicos de História que podem ser cobrados nos vestibular de 2024 e que você não pode deixar de estudar. Vamos conferir!

Antiguidade Clássica

O termo “Antiguidade Clássica” inclui as civilizações grega e romana que foram desenvolvidas durante a antiguidade. Os estudantes devem saber que diversos aspectos da Grécia Antiga podem ser abordados por questões de vestibulares, uma vez que a civilização grega é considerada o berço da civilização ocidental. Dessa forma, não deixe de estudar os principais aspectos da sociedade grega antiga. 

Além disso, saiba que a civilização romana também é muito abordada pelas questões de história. Particularmente, a política do pão e circo, a organização política e social romana, a expansão territorial romano e a queda do Império Romano do Ocidente podem ser citados entre os assuntos mais cobrados.

Idade Média

A Idade Média é um período da história que começa com a queda do Império Romano, em 476 d.C., e que termina no ano de 1453 d.C., com a Queda de Constantinopla.

Estudar história vestibulares
Não deixe de estudar os principais aspectos da Idade Média. Imagem: Yan Krukau/Pexels

Esse período da história é muito abordado pelos vestibulares, principalmente porque a Idade Média desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da civilização ocidental e deixou um legado importante em muitas áreas do conhecimento. Estude, por exemplo, as Cruzadas, o feudalismo e a Peste Negra. 

Guerra Fria

A Guerra Fria foi um conflito que começou em 1947, dois anos após o fim da Segunda Guerra Mundial.

O tema é muito abordado pelos vestibulares e, dessa maneira, é importante que você entenda o funcionamento do conflito indireto entre Estados Unidos e União Soviética. Não deixe e estudar também outros aspectos da Guerra Fria, como a corrida armamentista, a Guerra do Vietnã e a queda do Muro de Berlim.

Os ciclos econômicos do Brasil

O termo “ciclos econômicos” é utilizado para dividir a história do Brasil segundo a principal atividade econômica de cada época da história brasileira. O tema é muito abordado pelos mais variados vestibulares do país e, assim é provável que ele seja cobrado também nas provas em 2024. Veja quais foram os principais ciclos a seguir:

  • 1) Ciclo do Pau-Brasil: foi o primeiro ciclo econômico de toda a história do Brasil. Aconteceu ciclo no período conhecido como “pré-colonial” (1500-1530);
  • 2) Ciclo da Cana-de-Açúcar: começou no século XVI, quando o açúcar era um produto extremamente valorizado pelo mercado mundial;
  • 3) Ciclo do Ouro: também conhecido como ciclo da mineração, foi o terceiro ciclo da economia brasileira. O ciclo teve início no fim do século XVII, mas alcançou o seu auge no século XVIII, especialmente na região de Minas Gerais;
  • 4) Ciclo do Algodão: começou no fim do século XVIII e foi possível devido ao início da Primeira Revolução Industrial, na Inglaterra;
  • 5) Ciclo do Café: também começou no final do século XVIII, mas conheceu o seu auge no século XIX, durante o Segundo Reinado;
  • 6) Ciclo da Borracha: foi o sexto ciclo econômico da história do Brasil e teve início no século XIX.

A independência do Brasil

A independência do Brasil é abordada com frequência por questões de história do Brasil. Assim, não deixe de entender esse evento da história brasileira, que aconteceu em 1822 e consolidou o início do Primeiro Reinado

República Oligárquica

Por fim, você também devem a “República Oligárquica” com atenção. Essa fase da história brasileira começou no ano de 1894 e terminou em 1930, com a Revolução de 1930. 

As questões do vestibulares costumam abordar diversos aspectos do período, mas a alternância do poder federal entre as oligarquias de Minas Gerais e de São Paulo é particularmente relevante.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.