Descubra dicas para controlar o orçamento pessoal sem comprometer a renda

Quando as despesas saem do controle, muitas vezes é difícil ter uma perspectiva de melhoria

De acordo com o PEIC (Pesquisa de Dívida e Inadimplência do Consumidor) levando em conta a última pesquisa de abril deste ano, 77,7% dos brasileiros estão fortemente endividados. Assim, controlar o orçamento pessoal é essencial.

A situação é difícil para muitas famílias que enfrentam dificuldades, e a maioria está se perguntando como resolver o problema. O Brasil ainda enfrenta algumas desigualdades, porém, todos podem ter mais chances de sair do aperto financeiro entendendo com o Notícias Concursos como controlar o orçamento pessoal. Saiba mais na matéria deste domingo (10).

Confira dicas para começar a economizar dinheiro, pagar as dívidas e controlar o orçamento pessoal

Uma parcela significativa da população perdeu o emprego, aprofundando a crise mensal recorde da dívida. Além disso, os preços dos produtos subiram, prejudicando ainda mais os orçamentos das famílias devido à inflação. A organização do dinheiro pode aliviar a escassez de recursos, ajudar a pagar dívidas e tirar nomes da lista de negativados.

Anote todas as dívidas que estão ativas

Consulte no Serasa o valor atual da sua dívida, quanto deve ser quitado, juros e data de vencimento. Assim, você pode controlar o quanto precisa para acabar com esse tormento.

Descubra dicas para controlar o orçamento pessoal sem comprometer a renda
Descubra dicas para controlar o orçamento pessoal sem comprometer a renda – Canva Pro

Corte gastos

Além das despesas domésticas, como água, luz,  bem como telefone, internet e gás, comece a organizar as compras de supermercado por uma semana ou um mês. Manter um registro centavo por centavo de suas despesas é importante para determinar se todas as compras são necessárias ou supérfluas.

Reduza gastos em itens de supermercado. Dessa forma, compre de marcas mais em conta e aproveite as promoções. Reduza assinaturas de plataformas de streaming e músicas.

Negocie o que está em atraso

Você pode reduzir significativamente o valor de sua dívida ligando para o SPC para negociar o que deve.

Utilize serviços de cashback

Muitas empresas oferecem valor parcial de volta nas compras, mas sempre compare com outras ofertas, e se realmente valer a pena. Então, o cashback pode te ajudar a economizar muito.

Ofertas e descontos

Fique atento aos dias em que o mercado barateia os produtos. Assim, compre produtos em maiores quantidades no atacado de forma a obter mais descontos.

Obtenha renda extra

Se você tiver tempo livre ou estiver desempregado, procure maneiras mais flexíveis de arrecadar dinheiro. Dessa forma, você pode oferecer passeios com cães, buscando trabalhar como afiliado online e recomendando aplicativos que pagam por cada download que recebem. Com isso, controlar o orçamento familiar ficará mais fácil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.