Economia de gasolina: como fazer para não comprometer o orçamento

Aprenda maneiras de não gastar tanto combustível

Os preços dos combustíveis têm sido insuportáveis nos últimos meses. O que está acontecendo no mundo não apenas impactou os custos de combustível, mas também fez com que os preços disparassem nos postos. Isso porque um dos maiores produtores de petróleo enfrenta sanções como resultado de conflitos. Assim, a economia de gasolina se faz necessária para não comprometer o orçamento.

A forma como conduzimos tem um impacto direto no consumo de combustível. Mas, algumas das práticas supostamente eficientes em termos de economia de gasolina acabam tendo o efeito oposto, até mesmo encurtando a vida útil das peças do carro. Por exemplo, encher os pneus é um hábito essencial para melhorar a eficiência do veículo, desde que seja feito corretamente. E mais sobre isso, o Notícias Concursos mostrará na matéria desta sexta-feira (08).

Aprenda maneiras de não gastar tanto combustível
Aprenda maneiras de não gastar tanto combustível – Canva Pro

Como fazer economia de gasolina

Alguns passos simples podem diminuir os custos com combustível no fim do mês.

Calibrar pneus

Verificar os pneus semanalmente é uma maneira importante de economizar dinheiro, reduzindo o consumo de combustível. Em um estudo realizado em 100 postos de gasolina em São Paulo e Jundiaí, 34% dos carros estavam com os pneus vazios.

Dos 3.500 veículos inspecionados, 34% tinham pneus furados. O consumo de combustível aumenta em 2% para cada 3 psi abaixo da pressão recomendada. A fabricante de pneus estima que dirigir 30.000 quilômetros por ano com pressão inferior à de manutenção custará 55 litros de gasolina. Portanto, a calibração deve ser feita corretamente.

Abastecer com combustível mais barato sem critério

Se você está lendo isso, economizar gasolina deve ser importante para você. Pode ser tentador quando o preço no posto de gasolina parece muito baixo, mas não é garantido que seja da melhor qualidade. É melhor escolher uma empresa confiável. Contaminantes e aditivos podem prejudicar a saúde do motor e seus componentes. Verifique o combustível para se certificar de que não há nada nele que possa danificar seu carro e, de quebra, fazer uma economia de gasolina.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.