Operação Acolhida: realocação de refugiados e imigrantes

A Operação Acolhida ultrapassou o número de 78 mil venezuelanos interiorizados no Brasil, segundo o Ministério da Cidadania. Saiba mais!

A Operação Acolhida ultrapassou o número de 78 mil venezuelanos interiorizados no Brasil, de acordo com informações oficiais do Ministério da Cidadania.

Operação Acolhida: realocação de refugiados e imigrantes

Refugiados e imigrantes do país vizinho foram realocados para 844 municípios brasileiros. Segundo destaca o Ministério da Cidadania, em 2022, até junho, haviam sido interiorizadas 12.510 pessoas.

Dados oficiais 

A Operação Acolhida registrou 78.767 venezuelanos interiorizados em 844 municípios brasileiros entre abril de 2018 e junho deste ano, conforme divulgação oficial do Ministério da Cidadania, realizada na data desta publicação, 20 de julho de 2022.

Apoio da ACNUR/ONU

A estratégia permite a realocação de refugiados e imigrantes do país vizinho de Roraima para outros estados do Brasil e conta com o apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR/ONU). O Ministério da Cidadania destaca que, em 2022, até o último mês, haviam sido interiorizadas 12.510 pessoas.

Assistência, documentação e abrigo

Além disso, a Operação Acolhida oferece assistência emergencial aos venezuelanos, organizando a chegada deles, dando acesso à documentação para regularização migratória e abrigo.

Pela iniciativa, também é promovida a inserção social e econômica dos cidadãos, com apoio na procura por emprego e moradia, principalmente nos municípios de Boa Vista e Pacaraima, pormenoriza o Ministério da Cidadania. 

Manaus é a cidade que mais recebe venezuelanos

Manaus com 5.287 venezuelanos, é a cidade que mais recebeu cidadãos da Venezuela. Em seguida aparecem Curitiba com 5.189, São Paulo com 4.255, Dourados (MS) com 3.329 e Chapecó (SC) com 2.814, destaca a divulgação oficial do Ministério da Cidadania.

Dados sobre os estados brasileiros que mais acolhem imigrantes

Os três estados do Sul são os recordistas nesse acolhimento. Para Santa Catarina foram interiorizadas 14.156 pessoas, para o Paraná 13.604 e para o Rio Grande do Sul 11.806 até o último mês.

São Paulo com 10.532 venezuelanos e o Amazonas com 5.332 são os estados que mais receberam refugiados e imigrantes, na sequência, de acordo com análise oficial do Ministério da Cidadania.

Parcerias oficiais do Ministério da Cidadania

Além do ACNUR, o trabalho é feito em parceria com as Forças Armadas; a Polícia Federal; a Receita Federal; a Defensoria Pública da União (DPU); o Tribunal de Justiça de Roraima; a Organização Internacional para as Migrações (OIM); o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF); o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA); e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, explica a divulgação oficial do Ministério da Cidadania. Acompanhe as divulgações oficiais do Ministério da Cidadania e conheça as medidas e políticas públicas que impactam a vida do cidadão de forma direta ou indireta.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.