Dicas de armazenamento de alimentos no congelador

Saiba como congelar corretamente os alimentos citados no artigo

Quando chegamos em casa após ir às compras no mercado, uma das nossas maiores preocupações é como guardar bem os produtos para que eles não estraguem de maneira alguma. Por isso, muitas das vezes optamos pelo armazenamento dos alimentos no congelador.

Nesse sentido, essa parte da geladeira acaba por ser útil para evitar que a comida, seja crua ou cozida, se perca facilmente e nos gere prejuízos tanto financeiros quanto em relação à saúde. Afinal, o risco de ingerir qualquer coisa levemente apodrecida diminui drasticamente.

Confira métodos de armazenamento de alimentos no congelador

No entanto, vários fatores influenciam esse processo, já que as comidas são diversas e cada uma delas possui propriedades específicas. Em resumo, esse ponto é importante para que os nutrientes não se percam. Assim como, o frescor e o sabor se mantenham na hora da refeição.

Além disso, o tipo de recipiente também deve considerar na hora do congelamento. Então, os ideais são os de plástico e os de vidro, principalmente. E ainda mais, para o armazenamento de alimentos no congelador, é fundamental se atentar à quantidade, uma vez que só se pode descongelar a porção uma única vez.

Dicas de armazenamento de alimentos no congelador
Dicas de armazenamento de alimentos no congelador. Foto: Canva Pro

Tipos de recipientes

Vidro

É uma excelente opção devido a sua alta resistência a temperaturas muito baixas, além da sua competência em não impregnar o cheiro forte da comida. Porém, o vidro possui baixa capacidade de sobreviver a choques térmicos. Portanto, devido a isso, é necessário esperar o recipiente esfriar completamente antes de estocá-lo. No mais, ele guarda qualquer tipo de mantimento.

Plástico

Nesse caso, os potes já são nacionalmente conhecidos para o armazenamento de alimentos no congelador, já que são mais baratos e, de fato, muito úteis. No entanto, é mais recomendável que o plástico não contenha Bisfenol A em sua composição, pois essa substância libera toxinas prejudiciais à saúde.

Sacos herméticos

Como uma dica bônus, temos aqui a alternativa de se aproveitar dos saquinhos herméticos para guardar individualmente algumas porções. Como, por exemplo, carnes, frutas e hortaliças. Aliás, a atenção aqui é apenas de retirar todo o ar da região interna para que a conserva seja ainda mais durável.

Tipos de alimentos

Arroz

O arroz faz parte das refeições diárias da maioria dos brasileiros e pode ficar acondicionado por até 3 meses. O ideal para mantê-lo bem é usar um papel alumínio para cobrir o recipiente antes de fechá-lo com a tampa. Ainda, é interessante que o cozimento seja com menos sal, pois o sabor do cloreto de sódio se acentua no processo de descongelamento.

Feijão

Outra dica para o armazenamento de alimentos no congelador é em relação ao feijão, apesar da técnica ser semelhante ao do arroz. O diferencial aqui é somente a necessidade de deixar o preparado 2cm abaixo da borda do pote, visto que, quando refrigerado, o seu caldo possui propriedades de expansão

Verduras e legumes

Como dito, o melhor lugar para alocá-los é dentro dos saquinhos herméticos, sendo essencial que a acomodação de cada espécie seja feita separadamente. Ou seja, rúcula com rúcula; batata com batata. Além disso, as verduras e os legumes deverão estar bem secos para evitar a proliferação de microrganismos resistentes.

Carnes

As carnes, sejam vermelhas ou brancas, são quem possuem o seu processo um pouco mais diferente, já que só devem ser congeladas estando obrigatoriamente cruas. Os sacos, como dito, são a melhor alternativa e devem ser levados ao freezer já em quantidades próprias para cada refeição.

No caso de uma família muito grande, o armazenamento desses alimentos no congelador pode ser no quilo inteiro, pois as sobras podem ser guardadas nos outros compartimentos da geladeira. Aliás, o tempo durável da carne é de 3 a 6 meses.

Frutas

Por último, a importância de fazer o acondicionamento à vácuo é ainda maior para as frutas. Justamente, para preservar a quantidade de nutrientes que as frutas contêm em sua composição. Dito isso, a melhor maneira é deixá-las cortadas em pedaços para caberem nos saquinhos herméticos.

Por fim, uma atenção especial deve ser para a banana. O mais adequado é descascá-la anteriormente e levá-la ao congelador apenas quando estiver mais amarelinha, pois as baixas temperaturas desnaturam as enzimas responsáveis pelo seu amadurecimento e torna a sua consistência mais pastosa, prejudicando tanto o consumo direto quanto o preparo de polpas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.