Tecnologia: transformação digital nas políticas públicas

A tecnologia está presente na rotina de todos, por isso, o governo está inserindo a transformação digital nas políticas públicas. Saiba mais!

De acordo com o Ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), cada vez mais, cidadãos e empresas querem facilidade em seu dia a dia e buscam utilizar canais eletrônicos para realizar suas atividades cotidianas, por isso, a tecnologia, cada vez mais, faz parte das políticas públicas.

Tecnologia: transformação digital nas políticas públicas

Visto que a inovação também se aplica ao consumo de serviços públicos. Ninguém quer perder tempo com a burocracia, nem ter que se deslocar fisicamente para acessar direitos ou cumprir obrigações.

Em todos os níveis – municípios, estados e a União – os governos precisam se adaptar a essa realidade. E o caminho para isso é, sem dúvida, o estabelecimento de uma estratégia de transformação digital, analisa o Ministro do Desenvolvimento Regional (MDR). 

Desburocratização de processos

Conforme informações oficiais do Ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), desde 2017, o governo brasileiro vem conduzindo uma estratégia para a transformação digital de serviços na esfera federal. 

Essa estratégia visa a facilitar a vida de cidadãos, empresas, organizações e outros entes administrativos, disponibilizando serviços públicos por canais digitais de qualidade, de forma rápida, eficiente e econômica. O Ministro do Desenvolvimento Regional (MDR) destaca que sua premissa principal é privilegiar, sempre, a perspectiva e o interesse do usuário na prestação de serviços públicos.

Diversos eixos compõem a transformação digital no Governo Federal

De acordo com o Ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), a estratégia de governo digital em curso, liderada pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, com o apoio permanente da Secretaria Especial de Modernização do Estado da Secretaria – Geral da Presidência da República, tem conseguido gerar resultados positivos nos eixos que compõem a transformação digital:

  • i) oferta de serviços públicos digitais; 
  • ii) unificação de canais digitais; 
  • iii) interoperabilidade de dados; 
  • iv) segurança e privacidade; e 
  • v) otimização de infraestrutura de tecnologia da informação.

Conforme destaca o Ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), em razão desse trabalho, frequentemente, estados e municípios têm procurado o Governo Federal para auxiliá-los na elaboração e implementação de estratégias digitais em suas regiões. 

Atualizações constantes

Por conta dessa demanda, e a partir da experiência acumulada em três anos de atuação, foi elaborado um pequeno guia de transformação digital (disponível nas plataformas oficiais do Governo Federal), listando dez passos que podem contribuir a estados e municípios que desejam trilhar seus caminhos de transformação digital sem precisar passar pelas dificuldades que enfrentamos na esfera federal, destaca a divulgação oficial. 

O caminho percorrido pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, no âmbito da transformação digital, nos últimos anos tem se adaptado à tecnologia de forma resiliente, buscando por melhorias constantes. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.