Entrevista de emprego: direcione o seu comportamento e eleve suas chances de sucesso profissional

Direcione o seu comportamento e eleve suas chances de sucesso profissional durante a entrevista de emprego. Veja dicas!

A entrevista de emprego deve ser conceituada pelo candidato como uma oportunidade de direcionamento de sua trajetória profissional. Por isso, é importante que tenha atenção ao seu comportamento e direcione a sua narrativa.

Entrevista de emprego: direcione o seu comportamento e eleve suas chances de sucesso profissional

O profissional de recrutamento e seleção está apto para lidar com a ansiedade do candidato durante o processo seletivo. No entanto, quando o candidato se deixa dominar pelo nervosismo, ele pode ficar aquém do seu potencial no mercado.

Ao não se deixar dominar pelo nervosismo, o candidato pode se colocar positivamente no mercado, evitando uma postura de autossabotagem profissional. Por isso, é importante que você, na condição de candidato, se prepare para lidar com a situação de avaliação de maneira natural.

Adote uma postura participativa

Tenha atenção plena ao seu comportamento. Dessa forma, evite gesticular excessivamente e adotar um comportamento fechado. Além disso, não cruze braços e pernas; fale de maneira calma e tranquila; não deixe bolsas ou mochilas no seu colo; evite atrasos; mantenha contato visual com o condutor do processo de recrutamento e seleção.

É importante que direcione a sua narrativa considerando a sua experiência profissional. Sendo assim, faça uma análise do seu próprio currículo e verifique situações destacáveis que possam exemplificar seus pontos fortes; ao passo que é importante direcionar seus pontos fracos.

Experiência profissional

Fale sobre a sua capacidade de lidar com metas; poder de persuasão e vendas; comprometimento com a empresa; condução de treinamentos; condução de reuniões brainstorming; controles de agenda; implementação de sistemas; gestão de projetos; administração de pessoal; campanhas motivacionais, dentre outros aspectos que sejam relacionadas ao seu perfil profissional.

Pontos fracos

É importante para o candidato que organize as informações, falando sobre seus pontos negativos de modo sucinto e resolutivo. Sendo assim, apresente uma solução para cada apontamento negativo que fizer sobre alguma característica ou sobre algum conhecimento específico.

Por exemplo, é possível que o candidato se coloque como uma pessoa tímida. No entanto, é importante que contorne essa situação, informando que deseja estudar teatro. Ou ainda, é possível que o candidato seja sincero quanto a sua necessidade de elevar o seu grau de conhecimento sobre um sistema utilizado dentro da sua área de atuação.

Faça adaptações e não fique aquém do seu potencial

Contudo, deve contornar essa situação de forma resolutiva, informando que está realizando cotações com instituições específicas para agregar esse conhecimento. Dessa forma, estará demonstrando autorresponsabilidade e autoconhecimento durante entrevista de emprego. Sendo assim, adapte os pontos citados e eleve suas chances de sucesso profissional. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.