O senador aliado de Bolsonaro que elogiou o fim do PPI da Petrobras

Senador aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi na contramão da oposição e elogiou decisão da Petrobras

Desde que a Petrobras anunciou o fim da Política de Paridade Internacional (PPI) na última terça-feira (16), o Congresso Nacional se dividiu em dois. De um lado, apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) elogiaram a medida e comemoraram a decisão. Do outro, aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) resumiram a medida como eleitoreira.

No meio destas duas turmas está o senador Cleitinho (Republicanos – MG). Em entrevista publicada pelo jornal “O Tempo” nesta semana, o aliado de Bolsonaro elogiou a mudança no sistema do PPI, e ironizou os críticos da medida. Entre outros pontos, ele destacou que não estaria preocupado com os maiores acionistas da Petrobras, mas com o preço que a maioria das pessoas vai pagar no combustível.

Quem é o maior acionista da Petrobras? É o governo. E o governo é o povo. Qual que é o lucro disso no bolso do povo? Nenhum. Sabe qual que é o lucro do bolso do povo? A gasolina mais barata“, afirmou o senador na entrevista.

Perguntado sobre a situação dos acionistas que poderiam deixar de lucrar com o fim do PPI, ele ironizou. “Manda um pix para os acionistas. É, uai, vocês estão querendo ajudar os acionistas. Eu quero ajudar o povo brasileiro“, seguiu o parlamentar.

O senador também fez críticas aos parlamentares da esquerda que, segundo ele, não teriam ajudado no processo de barateamento da gasolina no decorrer da gestão de Jair Bolsonaro. “A gente viu a oposição votando contra para reduzir a gasolina só porque era o Bolsonaro. Vocês não vão ver nunca eu querer atrapalhar o país nessa questão agora“, disse o senador.

Arcabouço fiscal

Sobre o arcabouço fiscal, o parlamentar disse que vai tentar apresentar emendas para que o sistema de teto de gastos também atinja a classe política. “Vou ver com a minha assessoria jurídica se a gente consegue uma emenda dentro do arcabouço fiscal para congelar penduricalho para classe política“.

Ele também disse que vai trabalhar para fazer com que as regras atinjam os representantes políticos que não obedecem as metas fiscais. “Eu acho que sentou na chuva é para se molhar, então se você encara essa responsabilidade, você está ganhando para isso“, completou ele.

O fim do PPI

Nesta semana, a Petrobras anunciou oficialmente o fim do sistema do PPI. Trata-se de um formato de definição dos preços dos combustíveis no país, que levava em consideração sobretudo as variações internacionais dos preços do barril de petróleo para definir quanto os consumidores deveriam pagar na bomba dos postos brasileiros.

Segundo o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, os preços internacionais ainda serão considerados no sistema de definição do preço local. Deste modo, se o barril de petróleo subir de preço internacionalmente, é provável que o valor da gasolina e do diesel subam no Brasil também.

Contudo, Prates defende que o novo sistema não repasse este aumento todo de uma só vez para o consumidor final. O presidente da Petrobras afirma que o formato do PPI acabava prejudicando sobretudo os motoristas mais pobres.

Redução na gasolina

Paralelamente ao anúncio do fim do PPI, a Petrobras também anunciou a redução imediata nos preços de itens como gasolina, diesel e o botijão do gás de cozinha de 13kg. As variações começaram a valer já a partir desta semana entre os distribuidores brasileiros.

Em declaração no Congresso Nacional, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) disse que a Petrobras ainda conta com espaço para reduzir ainda mais os preços dos combustíveis nas próximas semanas, sobretudo para compensar o processo de reoneração dos valores. Críticos do fim do PPI afirmam que o Governo poderia estar tomando uma medida que vai mexer com os lucros da Petrobras nos próximos anos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.