O que é autodisciplina? Por que isso é importante?

Entenda o que é e qual a importância da autodisciplina.

Compreender o que é autodisciplina é um passo importante no desenvolvimento pessoal. Afinal, é a partir dela que conseguimos nos manter mais focados em nossos objetivos pessoais e profissionais, garantindo mais qualidade de vida e realizações.

Considerando isso, neste conteúdo você encontrará informações importantes sobre o ato de disciplinar a si mesmo. Acompanhe e entenda.

O que é autodisciplina?

A autodisciplina, como o próprio nome nos dá a entender, é a capacidade de disciplinar a si mesmo. Trata-se do autocontrole de não permitir que as suas vontades momentâneas falem mais alto do que os seus desejos de longo prazo.

A nível de exemplo, imagine que você esteja tentando perder peso. Uma pessoa indisciplinada pode se deixar levar pelas promoções de uma padaria, comprando diversos doces e “jogando fora” o esforço da dieta. Em contrapartida, uma pessoa com disciplina é capaz de agir de maneira controlada, ignorando a promoção e seguindo firmemente em sua dieta.

Entretanto, é claro que esse é apenas um exemplo. Além do mais, a autodisciplina não é inflexível e invariável. Uma pessoa disciplinada também comete erros e, às vezes, pode “deslizar”. Mas, à medida que você desenvolve a sua disciplina, esses “erros” vão diminuindo.

Por isso, não desanime diante de um tropeço. Faz parte do processo de crescimento pessoal. Aqui, o melhor a se fazer é aceitar o erro e buscar meios de impedir que ele se repita no futuro. Até porque esse planejamento também faz parte da disciplina.

Por que ela é tão importante?

Sem autodisciplina, estamos sujeitos às vontades “descontroladas” da mente. Por exemplo, pense em quantas vezes você se sentiu “tentado” pela sua mente para fazer algo que tirava o seu foco e a sua persistência no seu objetivo.

Bom, isso é bastante comum, não é mesmo? Sem a disciplina, tendemos a sabotar as nossas próprias ações e sonhos. Deixamos a mente comandar o corpo de uma maneira negativa, como se não tivéssemos controle sobre as nossas próprias escolhas.

Por esses e tantos outros motivos que desenvolver a própria disciplina é tão importante. Afinal, é a partir dela que conseguiremos “frear” diante de uma situação que: nos põe em risco ou põe em risco o que queremos e acreditamos.

É possível desenvolvê-la?

Lógico! A disciplina, assim como outras habilidades e qualidades, pode muito bem ser desenvolvida. Porém, o primeiro passo é sempre tomar uma decisão. Você precisa tomar a decisão de ser uma pessoa disciplinada, e não apenas “desejar que isso aconteça um dia”.

A partir dessa decisão, é preciso:

  • Saber quais são as suas metas e objetivos, para estar ciente do que pode e do que não pode ser feito no seu dia a dia.
  • Reconhecer quais são as tarefas que precisam ser feitas hoje, e manter o foco nelas, mesmo quando a desmotivação aparecer.
  • Respeitar os próprios limites e não ficar traçando metas que negligencie eles, pois isso pode facilmente levar você à desistência.
  • Reconhecer os seus erros e a sua falta de disciplina quando ela aparecer, buscando meios de desenvolver o foco.

Essas e outras ações de autoconhecimento são fundamentais para ser mais persistente e disciplinado. Foque nisso e veja o quanto a autodisciplina pode mudar a sua vida.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.