Autocontrole: O que é e como desenvolver

Muito se tem falado sobre o autocontrole e sua importância para o nosso desenvolvimento psíquico. Porém, você sabe realmente o que é este tipo de autodomínio? Quer compreender mais sobre o assunto? Então acompanhe o nosso guia de hoje!

Você sabe o que é autocontrole?

Muitas pessoas chamam o autocontrole de “força de vontade”, ou seja, é a capacidade de lidar com as situações de uma maneira mais racional, buscando resultados e objetivos pautando-se em estratégias sólidas.

É aquele poder que temos de dizer “não, não vou comer mais uma vez” ou “sim, eu vou para a academia hoje”. É a força que temos diante de uma tentação, negando-a e ignorando-a, ao invés de nos deixar ceder por esse tipo de vontade para simplesmente sanar um desejo mais emocional do que racional.

Por conta disso que o autocontrole é tão importante para as nossas vidas. Afinal, ele impacta os âmbitos pessoais, sociais e até mesmo profissionais.

Como desenvolver o autocontrole

Entendido que o autocontrole é a nossa capacidade de gerir nossos desejos e vontades de uma maneira mais saudável e racional, vamos agora ver algumas formas de melhorar o nosso autodomínio:

1- Entenda as suas “tentações” e “vulnerabilidades”

Entender quais situações lhe deixam mais vulnerável à perda de controle é essencial para evitá-la. Assim você consegue manter os gatilhos mais longe de você, diminuindo as atitudes impulsivas.

Um exemplo seria a mania de comer doce: se você quer cortar o consumo de açúcar, evite ter uma gaveta cheia de guloseimas.

Se quiser parar de usar as redes sociais, deixe o celular em outro cômodo. E assim por diante. Quanto mais você conseguir evitar estes momentos que aumentam a sua vulnerabilidade, melhor.

2- Anteceda mentalmente os episódios de perda de controle

Você acha que poderá perder o controle se não lembrar de uma resposta em uma prova importante? Então comece mentalizar quais soluções você poderá pôr em prática no momento da crise.

Vale pensar em técnicas de respiração que aliviam o estresse, ou então, projetar mapas mentais sobre os assuntos mais difíceis, tentando memorizar até mesmo as cores usadas.

Quanto mais nos preparamos mentalmente para uma crise, menor ela tende a ser.

Outro exemplo seria perder o controle na hora de comer em um buffet: Lembre-se da sensação que você sente depois de deixar a tentação agir… Isso poderá servir de suporte para você evitar essa “sensação ruim”.

3- Use recompensas em momentos específicos

Não adianta apenas se culpar quando há a perda de autocontrole se você não comemora as vitórias. Afinal, as recompensas podem ser muito fortalecedoras quando queremos muito alguma coisa.

Portanto, se você quer emagrecer e percebeu que perdeu 300 g na semana, comemore da maneira certa! Vale comprar um mimo (que não seja comida ou que não fure a dieta) ou então fazer um passeio que você gosta.

Quanto mais recompensas você criar, melhor será.

4- Tente sempre mentalizar pensamentos otimistas

Por fim, tente sempre mentalizar pensamentos otimistas. Quando o autocontrole estiver desaparecendo, diga em bom tom: Eu NÃO vou furar a dieta!

Assim você cria um propósito consigo mesmo e percebe o quanto é mais forte do que o seu desejo. Pratique estes pensamentos otimistas de que você consegue sim manter a sua dieta e veja os resultados.

 

Conquistar o autocontrole pode parecer difícil, mas lembre-se de que não é impossível!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.