O poder da autodisciplina: Entenda qual é

Saiba quais são os benefícios da autodisciplina.

Quando compreendemos o poder da autodisciplina, aumentamos a nossa chance de manter mais o foco e a concentração no que realmente importa para nós. Afinal, estamos cientes dos efeitos da disciplina em nossas vidas, e com isso a consideramos na hora de tomar as nossas decisões.

Mas, qual é esse poder? Por que consideramos a autodisciplina como algo fundamental na vida de qualquer pessoa? Se você tem dúvidas como essas, então acompanhe o nosso conteúdo de hoje.

Qual o poder da autodisciplina? Por que ela é importante?

O poder da autodisciplina está associado à nossa capacidade de realizar os nossos sonhos.

Pois pare e pense: você tem um sonho. Para realizá-lo, é preciso pôr em prática algumas ações específicas, que nem sempre serão prazerosas e positivas.

E por não serem prazerosas, você precisa “forçar” a sua mente para manter o foco. E isso nem sempre é fácil. Às vezes, a falta de vontade vence e você procrastina, deixando os seus sonhos para mais tarde. Depois, se arrepende, e percebe que “perdeu tempo” à toa.

Quando se tem uma boa disciplina de si mesmo, esse tipo de situação vai se tornando cada vez mais rara. Afinal, a sua mente está treinada para lidar com as adversidades como se elas fossem parte de uma escada, que mesmo íngrime, faz parte do crescimento.

Assim, o poder da autodisciplina está associado ao nosso foco no objetivo e à nossa persistência diante dos gatilhos emocionais por trás da desistência, por exemplo. Ao sermos disciplinados, conseguimos abrir mão de prazeres momentâneos em prol do nosso futuro.

Um exemplo prático são os estudos: você abre mão de dormir até mais tarde ou assistir à série para estudar, certo? Essa atitude está relacionada à sua disciplina e ao seu foco nos estudos. E isso é poderoso e fundamental para alcançar qualquer sonho.

Em suma, portanto, o poder da autodisciplina é justamente esse: fazer com que você seja capaz de ter a força e os subsídios necessários para atingir os seus objetivos em um tempo hábil.

É possível desenvolver a autodisciplina?

Sem dúvidas. Se você deseja ser uma pessoa mais disciplinada, saiba que é possível desenvolver essa qualidade. Para isso, você deve considerar:

  • Quais são os seus sonhos: O que você deseja alcançar? Quais são os seus objetivos pessoais e profissionais? Saiba traçá-los.
  • Como você pode alcançá-los: Como você pode alcançar os seus objetivos?
  • Quais passos diários devem ser dados: Quais passos devem ser dados, a cada dia, mês, semana e ano, para chegar lá?
  • O que deve ser evitado: Quais ações devem ser evitadas, de maneira disciplinar, para conseguir os seus objetivos? Evite-as sempre!
  • Quais são os seus sabotadores: Quais são as atitudes que sabotam os seus sonhos e objetivos? Saiba reconhecê-las e evitá-las.
  • Quais são os seus suportes: Quais ações fortalecem você e lhe ajudam a ir em frente? Use-as como uma arma para ter mais disciplina e foco.

Desenvolva o poder da autodisciplina através do seu autoconhecimento e descubra como você pode ir além.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.