Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

O que diz o Dataprev sobre os bloqueios no Auxílio Emergencial

De acordo com o órgão do Governo, os bloqueios no Auxílio Emergencial acontecem depois de uma rigorosa análise de dados

Muita gente está reclamando muito do Dataprev nas últimas semanas nas redes sociais. Essas pessoas estão dizendo que o órgão estaria cancelando contas do Auxílio Emergencial com justificativas irreais. No entanto, os agentes negam e afirmam que todos os bloqueios acontecem de forma justa e depois de uma longa análise de dados.

Desde que o Governo Federal começou os pagamentos do Auxílio Emergencial em abril deste ano, o Dataprev está atuando. A função do órgão é justamente analisar se as contas estão de acordo com as regras do programa. Então se alguma deixa de seguir as normas, essa pessoa passa pelo bloqueio.

De acordo com o próprio Dataprev, é possível fazer a contestação do resultado. Para isso, basta ir até o site oficial da consulta do Auxílio Emergencial, inserir os dados básicos e logo depois saber o que motivou o bloqueio. Segundo o órgão, eles informam a razão pela qual a pessoa perdeu o benefício em questão.

Se o cidadão não concordar com aquela justificativa, ele vai ter o direito de questionar o resultado em até 10 dias úteis. No entanto, isso não vale para todo mundo. De acordo com relatos nas redes sociais, alguns casos de bloqueios não estão oferecendo a opção de contestação. Assim, esses brasileiros estão sem a opção de questionar o resultado.

O Dataprev explica que todo e qualquer cancelamento do Auxílio Emergencial acontece só depois de uma longa análise dos dados de cada pessoa que recebe o benefício. Só depois é que eles conseguem fazer o bloqueio. Sobre a impossibilidade de contestação, eles dizem que esses casos não são passíveis de contraprovas.

Irregularidades seguem acontecendo

Se o Dataprev faz esse pente fino regularmente, então por que as irregularidades ainda existem? De acordo com o próprio órgão a função dessas análises não é acabar com as fraudes, mas sim diminuir a quantidade delas.

O que se sabe é que no ano passado o Governo Federal gastou bilhões de reais em pagamentos indevidos do Auxílio Emergencial. Isso quer dizer portanto que eles não querem que isso se repita novamente nesta edição de 2021.

De qualquer forma, ainda não dá para saber se o plano está surtindo efeito. Acontece que ainda não há dados de irregularidades no programa neste ano. Quase todas as informações sobre isso se referem aos casos dos pagamentos do ano passado.

Auxílio Emergencial

Na última segunda-feira (5), o Governo Federal anunciou oficialmente a prorrogação do Auxílio Emergencial. O programa que iria durar até julho, agora deverá fazer pagamentos até o próximo mês de outubro. Pelo menos essa é a ideia.

Não há nenhuma informação que dê conta sobre possíveis mudanças no trabalho do Dataprev nesta prorrogação. Eles deverão seguir com essa lógica de pente fino até o final dos pagamentos do programa em questão.

Aliás, é bem provável que eles sigam fazendo isso durante os repasses do novo Bolsa Família. O programa novo deve entrar em cena a partir do próximo trimestre, assim que os pagamentos do Auxílio Emergencial chegarem ao fim.

19 Comentários
  1. Ivete Marchal Diz

    Contestei meu auxílio até agora sem resposta .
    Aí sim né?

  2. Ivete Marchal Diz

    Ao invés disso então pq não mandam o pessoal da assistência social visitar as famílias ?
    Pq não?
    Eu tbm fiquei registrada em fevereiro deram baixa na carteira de trabalho , eu recebi uma parcela em seguida cortaram meu auxílio e agora estou desempregada contestei e até agora sem resposta

  3. Maria luciete celestino de lima Diz

    Isso é um absurdo,,, sou chefe de família não tenho uma renda fixa ,, estou passando nescecidade,,com meu filho,,, não entendo porq fui bloqueada do auxílio,,por favor ,,,n mim deixe passar por isso é muito ruin… apelo por favor mim ajudem

  4. Karina Félix pereira Diz

    Meu caso não mudou nada e bloquearam meu auxílio e muita safadeza estou desempregada moro sozinha com minha filha de 11 anos .falta de respeito com o povo …

  5. Marcos José Bassani Diz

    Recebi a primeira de 300,00 e as outras 3 não recebi desde Dezembro,as de 150,00 já recebi a terceira,não consigo resposta do dataprev e nem presencialmente na agência da cx.

  6. Orlando Rodrigues Filho Diz

    É lamentável o que se vê nesse país!
    À Dataprev, faz esse pente fino, à onde não deve!
    Uma pessoa que está desempregada à (2) anos, que renda ela prova (nenhuma)! Então, não venham dizer que eles fazem isso, pq, à pessoas que recebem esse benefício, irregularmente !
    Irregular, é o que eles estão fazendo agora, prejudicando aqueles que realmente precisam deste benefício!

  7. Marta Diz

    Até q dia , estará bloqueado meu Deus

  8. Edwiges Alves de Freitas Diz

    Fui cortada por ter nome sujo. Então pq me deu 3auxilios antas? E quem precisa do auxílio não precisa limpar nome pra empréstimo na CX.

    1. Jenny Diz

      Contestei o meu auxílio que foi negado até Hje , ninguém me deu resposta , pelo Dataprev diz que eu já Contestei desde abril e não tenho nenhuma resposta

  9. Martiele tonelotto savian Diz

    Meu caso é que foi cancelado na segunda parcela pq diz que tenho trabalho formal…que não é verdade..contratei é até hj não recebi resposta.???
    E aí como que fica?
    Será que é com competência esses pentes finos?

    Indignação.

    Falta de respeito com o povo.

  10. Sidineia Diz

    Acho um absurdo essa lógica delas. Eu mesmo mim separei do meu ex marido desde dezembro e já fui em janeiro mudar meus dados no CRAS, coloquei separada,e eles não olharam meus dados novos atualizados,e eu não fui aprovada por causa do meu ex,e agora não estou recebendo nada nenhum auxílio e ainda estou desempregada com duas filhas fiz uma cirurgia agora e não tenho ganho nenhum estou vivendo de favor dos outros. Acho uma injustiça isso e eu fiz o protesto e foi negado e estou sem saber o que fazer😔😔😔😭😭

  11. Claudeci Diz

    Governo fila da puta isso sim! bloquear mãe solteira chef do la …
    Conheço mães passando necessidade e benefício bloqueado

  12. Eduardo Moreira Diz

    São uns baita fdp…..
    Pois sei de muita gente que recebe o auxílio e tá trabalhando.
    Porém eu que perdi o emprego por conta da pandemia.
    Me negaram.
    Falando que tenho salário não compatível.
    Realmente não deve ser compatível.
    Estou sem salário nenhum.

  13. Kelly Diz

    Fiquei de fora do auxílio emergencial esse, poid já tentei contestar e a opção apareceu pra mim uma única vez e continuei inelegível para receber o auxílio, pois estou desempregada e vivendo de ajuda

  14. José Carlos Alexandre Diz

    Venho por meio desta mostrar minha indignação com o auxílio emergencial no ano passado recebi todas parcelas neste ano de 2021 foi cancelado sendo que não alterou em nada minha vida rotineira não trabalho com carteira assinada sou pai de família sempre cumpri com minhas obrigações contribui com o INSS,no bairro onde mora os que nunca fizeram nada na vida recebendo o auxílio, contestei muitas vezes sem sucesso ,minhas contas todas atrazadas e os vagabundos recebendo o auxílio para comprar bebida e drogas, ainda falam que o país está mudando.

  15. Gleison Diz

    Tudo mentira dessa dataprev.eu peguei des do começo.quando foi agora cortaram.e ñ tem como justificar.isso é tudo mentira.eu ñ tenho trabalho e msm assim cortaram

  16. PRISCILA MICHELE BANGEL Diz

    Quando eu fui receber no dia 30. E vi bloqueado na mesma hora tentei contesta e disse que já tinha ixpirado o prazo de contestação e não consigo contesta.

  17. Mari Diz

    Mentira minha ex cunhada é mae solteira e bloquearam o auxilio dela e ainda ela n consegue contestar pq n deixa
    Ela tem 2 filhos e n trabalha

    1. Dulci Diz

      Absurdo o que fizeram…
      Sou mãe solteira de uma criança de 5 anos, faz acompanhamento com terapia e TO no SUS
      Infelizmente estou desempregada .
      E que eles fizeram ?
      Bloquearam meu auxílio!!!
      Sem chance de contestar!!!
      Parabéns a todos os envolvidos por isso

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.